3 extensões para facilitar o uso do Google Slides

2 min de leitura
Imagem de: 3 extensões para facilitar o uso do Google Slides

Quando o assunto são apresentações de slides, o primeiro serviço que deve vir à sua mente é o PowerPoint, certo? Acontece que nem todos os usuários estão acostumados com a plataforma da Microsoft, principalmente porque se trata de uma ferramenta bastante complexa. Foi aí que o Apresentações Google  ou Google Slides, no inglês  começou a ganhar espaço.

Assim como outros produtos da gigante das buscas, o Apresentações tem uma interface simplificada contendo apenas aquilo que você vai realmente usar. Mas para quem quer ampliar as funcionalidades do programa sem comprometer sua experiência de uso, separamos 3 extensões que podem melhorar a qualidade dos projetos desenvolvidos pelo Apresentações. Todos os add-ons estão disponíveis para Google Chrome.

1. Auto Resize Speaker Notes

Uma das características do Google Slides é a possibilidade de adicionar anotações entre os slides. Isso pode ajudar, por exemplo, a lembrar de itens que precisam ser descritos de uma forma mais clara ou de trechos que podem ser eliminados. O problema é que muitos usuários reclamam que o espaço entre um slide e outro é muito pequeno, o que acaba por comprometer a finalidade dessa função.

Para driblar essas questões, a dica é o Auto Resize Speaker Notes, que, como o próprio nome sugere, amplia automaticamente os slides de visualização quando a caixa de anotações é redimensionada. Também é possível alterar manualmente o tamanho dos slides ao arrastar a barra lateral.

2. DriveSlides

Acrescentar imagens em alguns slides podem deixar o projeto com um aspecto visual mais convidativo para quem estiver acompanhando sua apresentação, além de reforçar a mensagem que você quer passar. Só que acrescentar esse tipo de conteúdo, ainda mais se for em todos os slides, pode ser uma tarefa demorada e tediosa  não se você tiver o DriveSlides instalado.

A extensão reduz esse trabalho a apenas um clique: reúna em uma pasta todas as figuras que deseja inserir na sua apresentação. Feito isso, com essa pasta em destaque no Apresentações Google, clique no ícone do DriveSlides na barra de ferramentas do Chrome. Os slides então são criados com as imagens já adicionadas para você as editar depois, e a apresentação é salva na mesma pasta em que as fotos estão armazenadas.

3. SlideSpeech

É possível que, no dia da sua apresentação, nem todos os convidados compareçam. Geralmente, nessa situação, o comum é enviar uma cópia dos slides para os ausentes. No entanto, eles podem perder algum trecho importante ou de destaque sem o contexto falado por você durante a apresentação ao vivo.

Na tentativa de resolver essa situação, o SlideSpeech transforma em áudio suas anotações em texto. Uma vez instalada a extensão, haverá um botão entre os slides para enviar por email um link contendo o áudio daquele trecho. A partir daí, basta encaminhar o arquivo para os que não puderam comparecer à sua apresentação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.