10 dicas para fazer buscas no Google como um profissional

1 min de leitura
Imagem de: 10 dicas para fazer buscas no Google como um profissional

Fazer buscas no Google parece tarefa simples, e de fato é! Mas existem alguns truques que podem facilitar e deixar a sua busca ainda mais rápida e objetiva. Conheça 10 delas abaixo:

1- Versão em cache

Se você precisa ver a versão anterior de um site, basta pedir para visualizar a página em cache. Para fazer isso, clique em uma pequena seta que aparece ao lado do endereço e escolha "Em Cache".

2- Resultados relacionados

Para encontrar sites similares a um que você acabou de encontrar, digite na barra de endereços “related:” acompanhado da URL ou um termo. Por exemplo, “related:tecmundo”.

3- Mais versões de uma imagem

Se você encontrou uma imagem interessante e quer buscar mais versões ou tamanhos dela, clique com o botão direito na foto e selecione “Procurar imagem no Google”.

4- Buscas por voz

Na página inicial do Google, clique no microfone ao lado direito da barra de digitação. Fale quando for solicitado.

5- Resultados próximos

Se deseja procurar por algum lugar próximo de você, basta digitar o termo com a palavra “próximo” ou “nearby”. Por exemplo: “restaurantes próximos”.

6- Google Docs

Busca por um documento específico no seu Google Docs ou no Drive? Acesse as configurações do seu navegador e, no menu ao lado esquerdo, clique em “Mecanismo de pesquisa”.

Em “Gerenciar mecanismos de pesquisa” adicione o termo: https://drive.google.com/drive/search?q=%s.

Feche e volte a navegar normalmente.

7- Explorando

Além de apresentar os resultados dos termos, a busca inteligente do Google te deixa informado, mostrando notícias relacionadas ao que você procura. O recurso aparece logo abaixo dos primeiros resultados.

8- Dicionário

O Google é um dos dicionários mais poderosos existentes na internet. Para buscar informações sobre uma palavra específica, digite “define:” + o termo. Por exemplo, “define:internet”.

9- Busca por tipos de arquivo

Esta função é ideal para quem precisa fazer buscas acadêmicas. Se está procurando um livro em PDF, por exemplo, basta digitar “filetype” + o termo + o tipo de arquivo. Por exemplo, internet filetype:pdf.

10- Pausa para distrair

Se você está trabalhando ou estudando demais e precisa de um “break”, digite “Breakout Google” e clique no primeiro resultado da busca: “atari breakout”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.