Você sabe a diferença entre VPN e VPS? Entenda

1 min de leitura
Imagem de: Você sabe a diferença entre VPN e VPS? Entenda

As VPNs e as VPSs são siglas bem parecidas, porém significam coisas bastante diferentes; você sabe para que elas servem?

VPN

VPN é uma sigla em inglês que significa Virtual Private Network (em português, Rede Virtual Privada). Esse recurso tem como objetivo permitir o tráfego de dados de maneira segura, garantindo o anonimato dos usuários enquanto eles trafegam pela rede, assim como o acesso a uma rede mesmo quando a pessoa não está fisicamente perto dela. A VPN possibilita ainda a utilização de redes públicas de forma segura, já que com ela as informações transitam com proteção.

As VPNs são indicadas para empresas que precisam que os dados sejam transmitidos de forma segura por usuários comuns, como no caso de um funcionário que acessa a rede interna de sua empresa trabalhando de casa. A VPN também mascara seu IP para impedir possíveis bloqueios por região e para que o usuário se mantenha anônimo.

Na China, por exemplo, o Facebook e o Google, com todos os recursos, são bloqueados, porém com a VPN você pode acessá-los normalmente. O mesmo ocorre em países árabes, onde todos os sites eróticos ou considerados impróprios também são bloqueados.

VPS

VPS é uma sigla em inglês e significa Virtual Private Server (Servidor Virtual Privado, em português). Esse recurso usa a virtualização para dividir um servidor físico em vários servidores virtuais. Ou seja, um mesmo hardware pode ser dividido em vários servidores, de modo que cada um tenha as suas próprias peculiaridades e capacidades, funcionando como um servidor independente com processamento, RAM, tráfego e espaço em disco separados.

A VPS garante então autonomia às empresas na hora de configurar um sistema de acordo com as suas necessidades e também aos sites, já que as páginas são hospedadas em um ambiente protegido e com a privacidade garantida.

A VPS é indicada para quem precisa de um servidor que não seja gigante e possa dividir espaço físico com outras empresas, garantindo um serviço de qualidade por um valor mais baixo do que o cobrado por um servidor exclusivo.

Você sabia a diferença? Já experimentou algum desses recursos? Deixe um comentário!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.