Chrome finalmente supera Internet Explorer em número de usuários pelo mundo

1 min de leitura
Imagem de: Chrome finalmente supera Internet Explorer em número de usuários pelo mundo
Imagem: searchenginekendra

Pela primeira vez na história, o Google Chrome ultrapassou o Internet Explorer em número de usuários na web globalmente. O navegador da Microsoft já tinha perdido seu posto de líder há alguns anos para o da Google no que diz respeito à quantidade de visitas em sites, mas os usuários menos ativos do IE ainda se mantinham firmes e fortes.

Essa constatação foi feita pela NetMarketShare, que tem acompanhado o desenvolvimento desse mercado desde maio de 2014, quando o IE tinha mais da metade dos internautas, e o Chrome ainda enxergava o Firefox como principal concorrente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo a análise da NetMarketShare, o browser da Google consegui 41,67% de marketshare do total de usuários da web durante abril deste ano, enquanto o Internet Explorer marcou 41,37%. Vale notar que essa margem é bem insignificante ainda, mas, como o IE está em tendência de queda desde dezembro de 2014, e o Chrome em ascensão, uma vantagem maior deve ser registrada nos próximos meses.

Nós fizemos uma comparação sobre os principais navegadores web da atualidade em suas versões mais recentes. Confira os resultados aqui.

Liderança relativa

Apesar de os números colocarem a Google na frente da Microsoft nesse gráfico, é preciso levar em conta que a NetMarketShare não contabilizou os usuários que já estão utilizando o Edge, o substituto do IE em computadores com Windows 10.

A expectativa é de que o novo navegador substitua seu antecessor na medida que antigos computadores vão sendo atualizados para a última versão do sistema operacional, com a qual o Edge vem embarcado.

Correndo paralelamente aos dois líderes, temos o Mozilla Firefox em um distante terceiro lugar, com 9,76% do mercado, tendo registado uma pequena queda. Em quarto, vem o Safarida Apple, com 4,91%, chegando de uma pequena alta em relação a março. O Opera, por fim, tem 1,89% do mercado, também vindo de uma alta. Outras soluções diversas representam 0,4%.

Os últimos números consolidados da NetMarketShare são de abril de 2016

Os últimos números consolidados da NetMarketShare são de abril de 2016, sendo que a empresa monitora a quantidade de usuários que acessa 40 mil sites selecionados. Outras consultorias podem ter resultados diferentes em seus monitoramentos devido a diferenças de método.

Qual é o navegador mais seguro para se navegar na internet ? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.