E o seu? IBGE divulga popularidade e proporção de cada nome no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: E o seu? IBGE divulga popularidade e proporção de cada nome no Brasil
Imagem: Shutterstock

Qual o nome de menina mais frequente no país? Quantos Eduardos estão registrados o Brasil? O pico de "Diegos" foi mesmo nas décadas de 1980 e 1990, por causa do Maradona? Essas e outras respostas você encontra no mais novo banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O site "Nomes no Brasil" tem estatísticas de várias décadas, incluindo os resultados do Censo Demográfico 2010. Tudo o que você precisa fazer é jogar o seu nome (ou o de qualquer outra pessoa) na busca e aguardar o resultado.

Assim, é possível saber em qual estado o seu nome é mais comum, quais as variações de registro (Felipe, Filipe, Phelipe e por aí vai, por exemplo) e qual a porcentagem dos seus xarás em toda a população brasileira. O levantamento também aponta os nomes mais frequentes até 1929 e por década de nascimento a partir de 1930.

Veja o resultado quando buscamos por "Willian", por exemplo:

Os campeões

Para o sexo feminino, Maria e Ana se mantêm estáveis em primeiro e segundo lugar dos mais registrados no país, respectivamente, para todas as décadas pesquisadas. Por outro lado, Jéssica e Vitória são alguns dos mais populares nas últimas duas décadas, ainda que não tenham ultrapassado as duas campeãs — bastante favorecidas por conta dos nomes compostos, é verdade. No caso dos meninos, José e Antônio ficaram décadas entre os primeiros, mas Lucas, João, Gabriel e Francisco também se destacam.

Nome - Frequência

  • Maria - 11.734.129
  • José - 5.754.529
  • Ana - 3.089.858
  • João - 2.984.119
  • Antônio - 2.576.348
  • Francisco - 1.772.197
  • Carlos - 1.489.191
  • Paulo - 1.423.262
  • Pedro - 1.219.605
  • Lucas - 1.127.310

É curioso jogar na busca nomes de celebridades e notar a influência de gente famosa: foram vários os registros para "Ayrton" e "Romário" surgidos na década de 1990, por exemplo, assim como meninas chamadas "Dara" (por conta de uma personagem da novela "Explode Coração").

Clique aqui para acessar a base do IBGE e matar você mesmo a curiosidade. A título de curiosidade, vale lembrar que existe um banco de dados mundial para sobrenomes, o Forebears.

Você pensa em dar para os seus filhos o nome de alguma celebridade da tecnologia? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.