Até a Anatel admite: internet fixa ilimitada vai acabar no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Até a Anatel admite: internet fixa ilimitada vai acabar no Brasil

Depois que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) suspendeu apenas temporariamente a cobrança de internet fixa com limite de franquia (por 90 dias e até que as operadoras estejam preparadas), já dava para sentir que algo estava errado. Após a publicação da medida, o presidente do órgão, João Rezende, jogou mais uma pá de terra em cima de redes ilimitadas.

Em coletiva, Rezende deixou claro que a era da internet fixa ilimitada no Brasil está no fim e que essa transição é mesmo inevitável. A culpa, segundo ele, é da infraestrutura de rede que não é mais capaz de lidar com a realidade do mercado nacional. “Nem todos os modelos cabem à ilimitação total do serviço, porque a rede não suporta”, afirmou.

O presidente ainda jogou parte da culpa nas operadoras — elas fizeram o brasileiro acreditar que teria rede livre para sempre. “Acho que as empresas, ao longo do tempo, deseducaram os consumidores, com essa questão da propaganda de serviço ilimitado, infinito. Isso acabou, de alguma maneira, desacostumando o usuário. Foi má-educação”, alegou, segundo o Estadão.

Faça a sua parte

A medida de suspensão liberada ontem (18) pela Anatel prevê apenas 90 dias de “folga” antes da cobrança de franquia ter início. Porém, você pode tentar mudar essa situação antes que a sua internet vire um inferno. No portal e-Cidadania, do Senado Federal, já existe um projeto de discussão que pode chegar aos ouvidos dos políticos. No Avaaz, um abaixo-assinado bastante expressivo também está ativo e fala sobre o tema.

Só há um problema: como os esforços da política brasileira atualmente estão mais concentrados no processo de impeachment e em uma eventual transição de poder, pode ser que essa questão leve algum tempo para começar a ser debatida em Brasília.

Pesquisa: qual é a qualidade de internet na localidade onde você mora? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.