PROTESTE continua na luta contra o corte da sua internet

2 min de leitura
Imagem de: PROTESTE continua na luta contra o corte da sua internet

Se você não vive em outra dimensão, provavelmente já sabe sobre o possível corte/limitação que vai ocorrer na sua internet — mesmo assim, se realmente ainda não tem noção de como isso vai piorar a sua vida, acesse a nossa reportagem sobre o caso clicando aqui. Além do Movimento Internet sem Limites, a PROTESTE, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, resolveu agir e está convidando a população para ajudar na briga.

A PROTESTE comenta que a cobrança extra feita pelas operadoras é ilegal. Além disso, que essa mudança acaba ferindo todos os princípios do Marco Civil da Internet. Nele, é claro que operadoras só podem cortar a internet de alguém se o cliente não pagar a conta no final do mês.

Uma petição da PROTESTE já foi enviada. Ela reitera o pedido de liminar em uma ação contra a Vivo, a Oi, a Claro, a TIM e a NET.

Entenda

No começo de fevereiro de 2016, a Vivo anunciou um novo modelo de negócios para o plano Internet Fixa, antigo Speedy, que é a divisão responsável por oferecer planos de internet residencial. As declarações da companhia chocaram a internet: a partir de 2017, os planos de banda larga da empresa passariam a ter um sistema de franquia igual aos que já conhecemos no mundo da rede móvel.

As conexões podem ter a velocidade cortada

Isso significa que, no ano que vem, usuários da companhia terão um limite de dados em gigabytes para navegar na web – e, caso ultrapassem esse saldo, as conexões podem ter a velocidade reduzida ou até mesmo ser cortadas, sendo necessário pagar uma taxa extra para continuar navegando normalmente.

Saiba tudo sobre isso na reportagem "Inferno: a sua internet vai piorar com as novas limitações das operadoras", com todos os detalhes, e participe da discussão entre usuários nos comentários clicando aqui.

A sua internet vai piorar com as novas limitações das operadoras

Como entrar na luta

Se você quer participar dessa luta, existem alguns meios de se posicionar:

  • Informação: faça a informação ser compartilhada. Divulgue textos, notícias e imagens mostrando o quão danosa é a ação. Ajude a informar os seus amigos e familiares.
  • Pressão: você provavelmente depositou o seu voto em vereadores e deputados. Vá atrás deles e cobre uma posição. Use o telefone para ligar, o email para enviar mensagens ou as redes sociais para cobrar ações. Você votou nesses políticos, lembre-se que representar o povo é um dever.
  • Petições: procure petições. Tanto o Movimento Internet sem Limites quanto a PROTESTE estão realizando abaixo-assinados na internet que serão enviados para políticos.

Já assinou a petição contra as operadoras? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.