Finalmente os smartphones ultrapassam os PCs no uso de internet no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Finalmente os smartphones ultrapassam os PCs no uso de internet no Brasil
Imagem: Ministério das Comunicações

Pela primeira vez na história, os smartphones se tornaram o principal meio através do qual as pessoas acessam a internet no Brasil. Segundo foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizado em convênio com o Ministério das Comunicações, mostrou que, pela primeira vez, o acesso à internet via telefone celular nos domicílios brasileiros ultrapassou o acesso via computador.

Segundo o estudo, cerca de 80,4% dos lares que têm acesso à internet prefere fazê-lo através do smartphone. De 2013 para 2014, entre os domicílios que acessaram a internet (inclusive os que utilizaram mais de uma forma de acesso), o percentual dos que o fizeram com um computador recuou de 88,4% para 76,6%, enquanto a proporção dos domicílios que acessavam a internet apenas cresceu.

Crescimento

Em 2004, o acesso à internet via computador estava em 6,3 milhões dos domicílios do país e passou para 28,2 milhões em 2014. Esses números equivaliam a 12,2% dos domicílios em 2004 e a 42,1% deles em 2014.

Considerando essas formas de acesso, 48,0% dos domicílios tinham acesso à internet em 2013 e 54,9% deles em 2014

A partir de 2013, a PNAD TIC passou a investigar também o acesso à internet por equipamentos diferentes do computador (celular, tablet, televisão e outros). Considerando todas essas formas de acesso, 48,0% dos domicílios tinham acesso à internet em 2013 e 54,9% deles (ou 36,8 milhões) em 2014.

Devido à distribuição de renda geograficamente desigual no país, esse acesso à internet feito através do celular é muito maior nas regiões Norte e Centro-oeste. Já em regiões com maior concentração econômica, como o Sul e o Sudeste, esse número cai um pouco. Isso acontece pois dispositivos celulares são mais baratos e acessíveis do que computadores pessoais.

Você acha que a cobertura de internet no Brasil é satisfatória? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.