Google.com foi classificado como parcialmente perigoso pela própria Google

1 min de leitura
Imagem de: Google.com foi classificado como parcialmente perigoso pela própria Google
Imagem: Engadget

Nos últimos tempos, a Navegação Segura do Google vem se tornando uma ferramenta extremamente importante para ajudar as pessoas a saberem se um site é perigoso ou não. O que ninguém esperava, no entanto, é que, nem mesmo o próprio motor de busca da gigante ficou livre de ser considerado parcialmente perigoso.

Pode parecer brincadeira, mas não é. Como notado por um membro do Reddit, quem pesquisasse o endereço Google.com na ferramenta veria que ele estava avaliado como “Parcialmente Perigoso”.

Além disso, a página possuía uma série de itens na área de Detalhes de Segurança do site. As informações diziam, por exemplo, que “Algumas páginas neste website instalam malwares nos computadores dos visitantes”, que usuários eram redirecionados para páginas perigosas ou mesmo que pessoas podem usar o site para tentar enganá-lo a roubar seus dados e suas senhas.

Acessando a página atualmente, no entanto, você só vai encontrar o aviso de "Não é perigoso"

Tendo ocorrido por um erro ou por algo que nem mesmo os funcionários da empresa pensaram em checar, a informação já foi corrigida e o site voltou para o status de “Não é perigoso”. Mas, como nada que surge na internet desaparece para sempre, ainda temos a imagem acima, trazida pelo The Washington Post, para provar que isso realmente aconteceu.

Curiosamente, como notado por outros membros do famoso fórum, outros sites de busca, como o Bing e o Yahoo, não apresentaram qualquer problema em seu nível de segurança. E essa nem é a primeira vez que isso ocorre com o site da gigante das pesquisas: em novembro, a página foi avaliada como parcialmente perigosa após uma série de posts feitos em blogs do serviço, mas tudo voltou ao normal pouco depois.

“O Google não é mais seguro?!”

Antes que você comece a pensar isso, vale usar as próprias palavras da ferramenta de Navegação Segura do Google. “Não entre em pânico. Alguns usuários às vezes postam conteúdo inapropriado em websites que geralmente são seguros. A Navegação segura atualizará o status de segurança quando o webmaster limpar o conteúdo inapropriado.”

Uma vez que o site já está listado como não perigoso, provavelmente já está tudo bem para voltar a usá-lo em suas buscas. Mesmo assim, isso serve de lembrete de que nem mesmo as páginas mais confiáveis estão livres de problemas.

Você já teve problemas de segurança causados por sites grandes? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.