Erros comuns do Internet Explorer que podem ser facilmente evitados

2 min de leitura
Imagem de: Erros comuns do Internet Explorer que podem ser facilmente evitados

O Microsoft Internet Explorer é um dos navegadores mais populares, mas isso não significa que ele está isento de erros e inconvenientes. Mesmo com a concorrência apertada liderada pelo Mozilla Firefox, o navegador da Microsoft ainda é a preferência segura de muitos usuários desde seu lançamento em 1995.

Quem usa este navegador é capaz de relatar experiências frequentes de erros e “paus” causados pelo Internet Explorer. A boa notícia é que boa parte desses contratempos pode ser resolvida sem muitos esforços. Acompanhe este artigo, observe se algum erro relatado aqui acontece com você e, claro, veja a solução para o teimoso inconveniente.

O Internet Explorer 7

Quem atualizou o navegador da versão 6 para a 7 levou um susto logo de cara. A barra de menus (Arquivo, Editar, Exibir, Favoritos, Ferramentas e Ajuda), que fica acima da barra de endereço, simplesmente não é exibida. Isso acontece porque a Microsoft ocultou esta barra para aumentar a visualização das páginas.

Cadê os menus???

Você pode ativar novamente os menus e acessar alguns dos seus recursos pela barra de ferramentas, acessível através do botão “Ferramentas”, visível no canto direito do navegador.

Recupere a barra de menus clicando aqui.

Mas se você quiser agilizar para ver a barra com todos os menus, é só apertar a tecla Alt.

Outro problema recorrente no Internet Explorer 7 é a incompatibilidade com seus sites favoritos. Caso um site que você acessa com frequência não é reconhecido pelo IE 7, experimente o User Agent String Utility, uma ferramenta da Microsoft que, grosso modo, emula o Internet Explorer 6 para executar as páginas incompatíveis. Clique aqui para baixar este complemento.

Simplesmente parou

É comum que alguns usuários se esbarrem com a mensagem “O Internet Explorer parou de funcionar”, sem mais nem menos. A probabilidade maior é de incompatibilidade do navegador com plug-ins e complementos que você tenha instalado. A solução para este caso é apagar arquivos e desabilitar barras de tarefas e plug-ins, revertendo o navegador ao seu estado original.

Clique em “Ferramentas”-“Opções da Internet”. Acesse a aba “Avançadas” e clique no botão “Redefinir”, no canto inferior direito (este botão pode ser também “Restaurar”, conforme a versão do navegador). Reinicie o Internet Explorer para aplicar as modificações.

Restaure seu IE ao estado original.

Certificados de segurança ajudam?

Já se deparou com a mensagem “Há um problema no certificado de segurança do site.”?

Isso nem sempre significa que seu computador está em risco.

Isso significa que não há garantias de que a comunicação entre o seu computador e o site em questão está segura. Este é o princípio para o roubo de informações pessoais. No entanto, muitos sites seguros podem ser considerados nocivos e bloqueados pelo Internet Explorer.

Se um site foi bloqueado, provavelmente ele não está com os certificados de segurança atualizados. Você pode entrar em contato com o administrador do site para notificá-lo do ocorrido.

Escrevo e cadê?

Suponhamos que você postou um comentário ou um texto em um site qualquer. Em seguida, você clica na seta "Voltar" para visualizar o conteúdo postado, mas ele não está atualizado. Isso acontece porque, ao clicar em “Voltar”, você está visualizando a página antes de sua postagem.

O que você pode tentar fazer é clicar sobre a pequena flecha nesta seta e voltar a partir do menu de páginas de navegação.

Use a pequena flecha para exibir as páginas visitadas.

Outra solução é configurar o Internet Explorer para não utilizar páginas armazenadas no cache, ou seja, para não recuperar páginas já visualizadas sem atualizá-las antes. Para isso, vá em “Ferramentas”-“Opções da Internet”. Atente para o botão “Configurações” respectivo à seção “Histórico de navegação”. Com esta caixa de diálogo aberta, marque a opção “Sempre que eu visitar a página da web”.

Acabe com o vai-e-volta de páginas desatualizadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.