Veja melhor tudo que a internet tem

1 min de leitura
Imagem de: Veja melhor tudo que a internet tem

A combinação das diversas cores utilizadas na internet causa efeitos muito interessantes, mas nem sempre são muito legíveis. Texto na cor cinza e fundo na cor prata em uma fonte reduzida certamente não é nada fácil de ser lido por pessoas com visão perfeita, imagine então o caso de quem possui alguma deficiência visual. Felizmente os principais navegadores possuem opções que visam diminuir estas dificuldades e lhe ajudam a compreender tudo o que está escrito nas páginas da web.

Utilizando o Internet Explorer

O navegador padrão do Windows se preocupa com a compreensão dos seus usuários e ainda permite outras preferências visuais. Para ter acesso a elas escolha a alternativa “Opções” dentro da aba de “Ferramentas”, localizada acima do seu navegador. Dentro da aba “Geral” você tem acesso à “Cores”, “Fontes” e “Acessibilidade” entre outros.

Acesso às opções.

Para alterar as cores do texto e do fundo, selecione “Cores”, desmarque a alternativa “Usar cores do Windows”, e escolha as cores de sua preferência. Em “Fontes” é possível alterar o formato da letra utilizado para outro que seja mais confortável aos seus olhos. Finalmente visite “Acessibilidade” e marque para ignorar todas as preferências que você alterou. Algumas páginas da web não permitem que o usuário mude seus padrões, marcando estas opções o conteúdo será alterado em todas as páginas. Aplique e aceite as suas opções para conferir o resultado em tempo real.

Altere as cores e ignore as especificações.

Utilizando o Firefox

A raposa não fica atrás e não deixaria de pensar em quem quer melhorar a visão de seus conteúdos. Se você utiliza o Mozilla Firefox escolha a alternativa “Opções” dentro da aba de “Ferramentas”. Escolha então a aba “Conteúdo” para ter acesso às opções de cores e fontes. Ao contrário do Internet Explorer, através destas opções o usuário pode alterar o tamanho da letra utilizada, mas não pode forçar os padrões em sites que já venham com cores e fontes definidas.

Opções no Firefox.

Outra dica importante para melhorar a visualização das páginas da web é alterar o zoom, e não se trata apenas do texto, mas sim da página como um todo. Para tal basta clicar na aba “Exibir” e escolher as opções dentro da alternativa ”Zoom”. Existem ainda atalhos pelo teclado: segure a tecla Control e pressione + para aumentar o zoom, - para diminuir e 0 para voltar ao normal.

Para mudar o zoom.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.