Saiba como alterar o tamanho das letras em seu navegador

Aprenda a aumentar e diminuir o tamanho das fontes dos sites acessados em seus navegadores.
  • Visualizações109.336 visualizações
Por Douglas Ciriaco em 20 de Janeiro de 2009

Às vezes, enquanto navegamos na internet, acessamos sites cujo tamanho das fontes que compõem os textos daquela página dificultam muito a sua leitura.

Em outros casos, a fonte utilizada está em um tamanho normal, mas devido a algum problema de visão do usuário, sua leitura também fica prejudicada.

Para isso, diversos navegadores possuem a função zoom, que permite aproximar ou afastar o conteúdo da página, tornando-o maior ou menor, acabando por facilitar não só a leitura de textos como também a melhor visualização de imagens, por exemplo.

O Baixaki dará dicas de como realizar estas alterações utilizando tanto a barra de ferramentas quanto atalhos, em quatro dos principais navegadores da internet. Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera e Google Chrome.

Internet Explorer

No Internet Explorer (em sua versão 7.0), existem duas possibilidade para se aumentar o tamanho do texto das páginas que você visualiza e a primeira delas é através do atalho do teclado. Basta que você segure a tecla Ctrl e então pressione a tecla + para aumentar e para diminuir a aproximação. Deste modo, você irá aproximar não somente o texto, mas também todas as imagens presentes e quadros presentes em determinada página.

Aumente o zoom no IE 7.0

A segunda opção permite que você aumente somente o tamanho dos textos escritos na página visitada. Para isso, pressione a tecla Alt para que a barra de ferramentas possa ser visualizada. Então, vá em Exibir > Tamanho da Fonte e escolha entre Muito Grande, Grande, Médio, Pequeno e Muito Pequeno.

Exibir > Tamanho da Fonte

É importante ressaltar que a funcionalidade deste recurso (de alterar somente o tamanho do texto) depende do tipo de construção do site. De qualquer modo, ela é possível na grande maioria das páginas na internet.

Mozilla Firefox

Do mesmo modo como acontece no IE, o Firefox também pode ter seu zoom aumentado ou diminuído através do atalho de teclado. Segure a tecla Ctrl e então pressione + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para que o nível de aproximação volte a 100 %.

Aumente o zoom no Firefox

Você ainda poderá fazer o mesmo processo através do caminho Exibir > Zoom. O Firefox possui ainda um recurso a mais, pois nele é possível habilitar a opção Somente do texto e então alterar o nível de aproximação somente do texto através do atalho do teclado.

Exibir > Zoom

Opera

O Opera tem funções iguais as do Firefox, com exceção da opção de aumentar somente o tamanho do texto. Utilize o atalho com as teclas Ctrl e + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para voltar ao nível normal de aproximação da página.

Aumente o zoom no Opera

Estas alterações também podem ser feitas através da barra de ferramentas. Para isso vá em Exibir > Zoom e então selecione um dos valores pré-definidos ou então clique em + 100%, - 100%, +10% ou – 10% para aumentar ou diminuir a porcentagem da aproximação.

Exibir > Zoom

Google Chrome

Por fim, o caçula dentre os quatro navegadores – Google Chrome – você também tem duas possibilidades para alterar o nível de aproximação das páginas que visita. Utilize as teclas Ctrl e + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para voltar o zoom ao normal.

Aumente o zoom no Chrome

Através da barra de ferramentas, você pode clicar em Controlar a página atual > Zoom e então escolha aumentar ou diminuir a aproximação de página visitada.

Controlar a página atual > Zoom

Nós, da redação do Baixaki, esperamos que estas dicas possam ser úteis a todos. Até a próxima, caros usuários.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!