Saiba como alterar o tamanho das letras em seu navegador

2 min de leitura
Imagem de: Saiba como alterar o tamanho das letras em seu navegador

Às vezes, enquanto navegamos na internet, acessamos sites cujo tamanho das fontes que compõem os textos daquela página dificultam muito a sua leitura.

Em outros casos, a fonte utilizada está em um tamanho normal, mas devido a algum problema de visão do usuário, sua leitura também fica prejudicada.

Para isso, diversos navegadores possuem a função zoom, que permite aproximar ou afastar o conteúdo da página, tornando-o maior ou menor, acabando por facilitar não só a leitura de textos como também a melhor visualização de imagens, por exemplo.

O Baixaki dará dicas de como realizar estas alterações utilizando tanto a barra de ferramentas quanto atalhos, em quatro dos principais navegadores da internet. Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera e Google Chrome.

Internet Explorer

No Internet Explorer (em sua versão 7.0), existem duas possibilidade para se aumentar o tamanho do texto das páginas que você visualiza e a primeira delas é através do atalho do teclado. Basta que você segure a tecla Ctrl e então pressione a tecla + para aumentar e para diminuir a aproximação. Deste modo, você irá aproximar não somente o texto, mas também todas as imagens presentes e quadros presentes em determinada página.

Aumente o zoom no IE 7.0

A segunda opção permite que você aumente somente o tamanho dos textos escritos na página visitada. Para isso, pressione a tecla Alt para que a barra de ferramentas possa ser visualizada. Então, vá em Exibir > Tamanho da Fonte e escolha entre Muito Grande, Grande, Médio, Pequeno e Muito Pequeno.

Exibir > Tamanho da Fonte

É importante ressaltar que a funcionalidade deste recurso (de alterar somente o tamanho do texto) depende do tipo de construção do site. De qualquer modo, ela é possível na grande maioria das páginas na internet.

Mozilla Firefox

Do mesmo modo como acontece no IE, o Firefox também pode ter seu zoom aumentado ou diminuído através do atalho de teclado. Segure a tecla Ctrl e então pressione + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para que o nível de aproximação volte a 100 %.

Aumente o zoom no Firefox

Você ainda poderá fazer o mesmo processo através do caminho Exibir > Zoom. O Firefox possui ainda um recurso a mais, pois nele é possível habilitar a opção Somente do texto e então alterar o nível de aproximação somente do texto através do atalho do teclado.

Exibir > Zoom

Opera

O Opera tem funções iguais as do Firefox, com exceção da opção de aumentar somente o tamanho do texto. Utilize o atalho com as teclas Ctrl e + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para voltar ao nível normal de aproximação da página.

Aumente o zoom no Opera

Estas alterações também podem ser feitas através da barra de ferramentas. Para isso vá em Exibir > Zoom e então selecione um dos valores pré-definidos ou então clique em + 100%, - 100%, +10% ou – 10% para aumentar ou diminuir a porcentagem da aproximação.

Exibir > Zoom

Google Chrome

Por fim, o caçula dentre os quatro navegadores – Google Chrome – você também tem duas possibilidades para alterar o nível de aproximação das páginas que visita. Utilize as teclas Ctrl e + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para voltar o zoom ao normal.

Aumente o zoom no Chrome

Através da barra de ferramentas, você pode clicar em Controlar a página atual > Zoom e então escolha aumentar ou diminuir a aproximação de página visitada.

Controlar a página atual > Zoom

Nós, da redação do Baixaki, esperamos que estas dicas possam ser úteis a todos. Até a próxima, caros usuários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.