Global Internet Speedup aumenta a velocidade da internet mundial

1 min de leitura
Imagem de: Global Internet Speedup aumenta a velocidade da internet mundial

(Fonte da imagem: A Faster Internet)

A internet mundial ficou um pouco mais rápida na última terça-feira (30 de agosto), graças a uma  iniciativa da Global Internet Speedup. Tendo entre seus participantes o OpenDNS, Google e diversas redes de provedores de conteúdo, o movimento mudou a forma como os servidores DNS entregam informações aos computadores conectados à internet.

A partir da mudança, ao fazer um pedido DNS, o usuário envia os primeiros três octetos de seu endereço IP ao servidor. Tais números contêm informações detalhadas sobre a localização de cada pessoa, o que permite determinar o banco de dados localizado nas distâncias mais próximas.

As informações desejadas são entregues a partir de um cache localizado no servidor mais perto do usuário, aumentando a velocidade tanto da navegação quanto dos downloads realizados. Como os dados têm de percorrer um caminho menor, a conexão ganha tanto em agilidade quanto em estabilidade.

Internet mais ágil

O aumento de velocidade deve ser sentido principalmente em grandes serviços como o Google, que possuem servidores com dados armazenados em cache em diversos cantos do mundo. A solução não só reduz o desgaste das conexões internacionais, como permite um melhor aproveitamento de redes nacionais.

Em resumo, ao baixar um arquivo, um usuário brasileiro vai acessar caches localizados dentro do próprio país, em vez de transferi-los a partir de um servidor na Ásia, por exemplo. Apesar de continuar dependendo do número de pessoas conectadas, a velocidade de download em geral deve apresentar uma melhora significativa.

Não é para todos

O lado negativo da história é que, atualmente, a mudança na velocidade está restrita somente aos usuários dos servidores de DNS pertencentes ao Google, à OpenDNS e aos sites desenvolvidos pelos membros participantes da Global Internet Speedup: Google, EdgeCast, CDNetworks, Comodo e CloudFlare.

Não há previsão de quando o incremento de velocidade será incorporado em outros serviços. Porém, o apoio de nomes como a Google deve ser decisivo para que mais empresas se juntem à iniciativa e ajudem a melhorar a qualidade da internet mundial.

Aprenda a configurar

No Tecmundo você encontra um artigo especial com tudo o que você precisa saber sobre o Google Public DNS. Explicamos o que é o serviço da gigante e também o conceito geral representado por essas três letras. Aproveite e clique aqui para saber mais sobre o assunto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.