Aparentemente, estamos cada vez mais perto de termos um assistente virtual parecido com Jarvis, dos quadrinhos e filmes do Homem de Ferro. Utilizando a mesma tecnologia de plataformas como a Siri da Apple e a Cortana da Microsoft, a empresa japonesa Vinclu está criando o Gatebox, um sistema de comunicação e assistência pessoal que pretende dar um passo à frente nessa categoria de tecnologia.

Trata-se de um aparelho que apresenta uma imagem holográfica de uma garota no estilo dos desenhos animados japoneses, conhecidos como animes. Ele utiliza a tecnologia da Internet das Coisas para controlar eletrodomésticos e outras funções de sua casa, como televisores, sistema de ar condicionado, iluminação e muito mais.

Mundo moderno

A personagem que aparece como um holograma no Gatebox chama-se Azuma Hikari, utiliza inteligência artificial e é capaz de conversar com os moradores da casa, acordá-los de manhã e recebe-los de volta do trabalho no fim do dia, além de controlar praticamente tudo dentro da residência. Ela está sempre conectada à internet para informar coisas como a previsão do tempo, a programação da TV etc.

O produto ainda não está disponível para comercialização e provavelmente deve ser bancado através de algum site de crowd funding ainda em 2016.

Você utilizaria em sua casa um assistente virtual com inteligência artificial? Comente no Fórum do TecMundo