Bill Gates trabalha em novo "agente pessoal", mas diz temer avanço da IA

1 min de leitura
Imagem de: Bill Gates trabalha em novo "agente pessoal", mas diz temer avanço da IA
Imagem: Fanpop

Apelidado de “Tony Stark da vida real”, Elon Musk (fundador da Tesla Motors e SpaceX) já deixou claras suas preocupações com o avanço da tecnologia: a inteligência artificial (IA) será uma das mais graves ameaças à nossa existência. E outro gênio da computação acabou de concordar com Musk. Bill Gates, ninguém menos que o pai da Microsoft, acredita também que o avanço descontrolado da tecnologia é motivo de preocupação.

Em resposta ao tópico “Ask Me Anything” via Reddit, Gates explicou que a IA eventualmente poderá “tomar as rédeas” se controle algum for feito. “Estou em um campo em que devo me preocupar com a superinteligência. As máquinas vão primeiramente fazer muitas tarefas por nós e não serão superinteligentes. Isso pode ser positivo se conseguirmos controlar [o avanço da tecnologia] de forma adequada”, explicou o figurão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas, depois de facilitar a execução das tarefas mais cotidianas, a tecnologia sem controle poderá acabar gerando problemas à humanidade. De acordo com Gates, a superinteligência será motivo de preocupação algumas décadas após as máquinas terem se tornado parte de nossas vidas. “Concordo com Elon Musk e com alguns outros nesse sentido e não entendo por que as pessoas não estão preocupadas com isso”, comentou.

Novo assistente pessoal: "o agente"

Bill Gates de fato preocupa-se com o futuro da IA. Ao mesmo tempo, o fundador da Microsoft mostra-se motivado a encontrar soluções práticas aos problemas mais comuns do dia a dia. Ainda em publicação feita através dos fóruns de Reddit, Gates revelou que está desenvolvendo um assistente pessoal capaz de ajudar até a mais desatenta das pessoas.

“Estou trabalhando com a Microsoft em um projeto que se chama ‘Personal Agent’, que irá se lembrar de tudo e ajudar você a encontrar suas coisas, dizendo se vale a pena ou não prestar atenção sobre um ou outro assunto”, explicou. Apesar de se parecer com a proposta que dá vida à assistente pessoal Cortana, o “Agente Pessoal” parece ser outro tipo de software.

“A ideia de que você tem de usar outros aplicativos para lhe dizer o que fazer é um modelo ineficiente – o agente irá nos ajudar a resolver isso”, comentou Gates em tom misterioso. Mais detalhes quanto ao aplicativo não foram fornecidos. Veremos uma Cortana atualizada ou a carismática assistente pessoal irá ganhar um par?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.