Parceria entre Google e NASA rende supercomputador quântico para estudos

Imagem de: Parceria entre Google e NASA rende supercomputador quântico para estudos

(Fonte da imagem: Divulgação/D-Wave Systems)

Google e NASA anunciaram nesta quinta-feira (16) a formação de uma parceria para adquirir um supercomputador quântico da D-Wave Systems. O aparelho será instalado no recém-criado Quantum Artificial Intelligence Lab, hospedado pelo Ames Research Center da agência espacial, na Califórnia.

A ideia é pesquisar inteligência artificial – mais precisamente o aprendizado das máquinas. Segundo uma postagem no blog de pesquisas da Google, computadores clássicos não foram feitos para resolver situações usando a criatividade, como encontrar a solução para um problema ou otimizar a si próprio.

O computador quântico seria “uma maneira de trapacear um pouco”, já que é capaz de atingir os objetivos procurados pela empresa. A Google já teria trabalhado em algoritmos para essas máquinas, especialmente na área de processamento e reconhecimento de dados.

Já a NASA deve usar o D-Wave Two, que é o modelo que deve ser enviado ao laboratório, para pesquisas sobre missões espaciais, robótica e controle de tráfego aéreo. Cientistas de todo o mundo serão convidados pela Universities Space Research Association (USRA) para acompanhar o supercomputador de perto – e os rumores são de que ele não custa menos de R$ 20 milhões.