Filme criado por IA traz ator de Baywatch e ‘fura’ greve dos roteiristas

1 min de leitura
Imagem de: Filme criado por IA traz ator de Baywatch e ‘fura’ greve dos roteiristas
Imagem: The Conversation

Se você é do tipo que acompanha o mundo da tecnologia rotineiramente, sabe que é apenas uma questão de tempo até que boa parte dos postos de trabalho sejam ocupados por robôs ou sistemas autônomos. Não se trata de um futuro apocalíptico ou nada do tipo, é apenas uma evolução natural do mercado e das ferramentas à disposição das empresas. Muitos acreditam que os empregos criativos estão a salvo dessa mudança, mas um filme escrito por uma inteligência artificial e estrelado por David Hasselhoff aponta para a direção contrária.

Liberado no YouTube no começo da semana, “It’s No Game” conta exatamente a história de uma IA que é desenvolvida para ajudar os estúdios de Hollywood a superar os desafios enfrentados pela indústria durante a greve dos roteiristas do setor. Para criar esse enredo, o diretor Oscar Sharp e o pesquisador Ross Goodwin alimentaram uma rede neural com uma tonelada de scripts de ficção científica, criando uma boa biblioteca de dados a respeito do tema dentro do sistema.

Chamada de Benjamin, a inteligência artificial que roteirizou o filme acima foi a mesma que produziu outro curta no ano passado, o “Sunspring”. Diferentemente da obra de 2016 – mais confuso e com diálogos sem pé nem cabeça –, o novo curta-metragem mostra que a ferramenta amadureceu e se tornou bem mais completa, montando uma trama interessante e que oferece um bom entretenimento ao longo de pouco menos de 8 minutos.

O teor sci-fi é levado à enésima potência

Sim, a conversa em alguns momentos parece um pouco maluca e o teor sci-fi é levado à enésima potência, mas as autorreferências da IA e o belo trabalho que os atores fizeram com o texto compensam toda a insanidade. E aí, será que veremos mais curtas desse tipo em breve? A tecnologia já está preparada para voos mais ousados, como um longa-metragem completo? Deixe a sua opinião sobre o assunto mais abaixo, na seção de comentários, e diga se você também é um fã do antigo protagonista de “Baywatch”.

Baywatch!

***

E se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.