Revanche: humanos e IA da Google competirão mais uma vez no jogo Go

1 min de leitura
Imagem de: Revanche: humanos e IA da Google competirão mais uma vez no jogo Go
Imagem: Wired

A batalha de computadores versus humanos já é antiga. Desde o xadrez até o pôquer, os ases do raciocínio lógico gostam de se desafiar e tentar lutar contra uma inteligência artificial avançada. No ano passado, a IA da Google conseguiu vencer o campeão mundial, Lee Se-dol. Agora, Ke Jie, o melhor jogador chinês e atual número 1 mundial, vai tentar a sorte contra o AlphaGo, da Gigante das Buscas.

A premissa segue a mesma da histórica e icônica batalha de xadrez entre a Deep Blue, da IBM, e o campeão mundial de xadrez da época, Garry Kasparov, que ocorreu em 1996 – na ocasião, o lado dos humanos ganhou.

Campeonato de Go de IA vs. Humanos

Para quem não conhece, Go é muito antigo, envolve raciocínio e é jogado até hoje – com bastante popularidade, inclusive, mas no Oriente. Dessa vez, o evento será sediado em Wuhan, na China, e durará cinco dias (23 a 27 de maio), criando uma oportunidade de revanche para o lado orgânico da partida.

Contudo, os humanos não estão com muita sorte. A IA já derrotou o outro campeão mundial e já firmou vitória contra o atual competidor em duas outras ocasiões. Portanto, é de se esperar que a qualidade da inteligência artificial esteja ainda melhor e mais refinada. Além de enfrentar Ke Jie, a AlphaGo vai travar batalhas contra o top 5 jogadores da China (ao mesmo tempo) e participará de uma batalha em dupla com outros competidores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.