Inteligência artificial da Google vence lenda em jogo de tabuleiro chinês

1 min de leitura
Imagem de: Inteligência artificial da Google vence lenda em jogo de tabuleiro chinês
Imagem: The Verge

Quando o computador da IBM conhecido como Deep Blue venceu o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, em 1997, a humanidade reconheceu o avanço das máquinas em inteligência artificial. Quase 20 anos depois, algo similar voltou a acontecer.

A inteligência artificial da Google chamada AlphaGo foi a vencedora de uma partida histórica de Go, um jogo de tabuleiro chinês que é considerado dificílimo para os padrões artificiais, já que envolve várias camadas de intuição e avaliação. O derrotado é ninguém menos que Lee Se-dol, um jogador sul-coreano que é considerado o melhor humano na modalidade desde a última década.

A partida demorou cerca de três horas e meia, até que Lee aceitou a derrota e desistiu. E ele fez isso relutando: se vencer o desafio, que consiste em uma melhor de cinco partidas, ele leva para casa um prêmio de US$ 1 milhão. Anteriormente, o campeão europeu da modalidade já havia sido vencido pelo robô. Veja como ficou o tabuleiro abaixo e note como ele parece mesmo complexo:

"Eu não me arrependo de aceitar o desafio. Eu estou em choque, admito, mas o que está feito já está feito. Apreciei a partida e anseio pela próxima. Acho que falhei no layout de abertura, então se melhorar esse aspecto acho que isso aumenta minhas chances de ganhar", admitiu o campeão, que se disse surpreso com alguns movimentos imprevisíveis do robô. O AlphaGo foi desenvolvido na unidade DeepMind da Google e tem muitas outras pretensões além de ser um jogador de tabuleiro.

Você tem medo da inteligência artificial? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.