Intel apresenta novos chips Atom X5 e X7 de 14nm para segmento mobile

2 min de leitura
Imagem de: Intel apresenta novos chips Atom X5 e X7 de 14nm para segmento mobile
Imagem: BusinessWire

Intel anunciou nesta segunda, 2 de março, na MWC 2015 sua nova linha de SoC (System-on-Chip) de baixo custo para telefones, phablets e tablets.

Com tecnologias que abrangem a melhoria dos chips, software e segurança, a Intel diz que é uma das poucas capazes de fornecer soluções ponto a ponto para dispositivos, redes e nuvens.

Os anúncios que a fabricante fez incluem o processador Intel Atom x3 series, a primeira solução SoC de comunicações integradas da Intel para os crescentes mercados de dispositivos de entrada, e a solução Intel XMM 7360 LTE Advanced de cinco modos projetada para aumentar o desempenho e cobertura mundial.

Produtos para comunicações móveis

A Intel apresentou o processador Intel Atom x3 series (anteriormente conhecido pelo codinome "SoFIA"), a primeira plataforma de comunicações integradas da Intel para tablets, phablets e smartphones de entrada.

Combinando os processadores Intel Atom de 64-bit multi-core com a conectividade 3G ou 4G LTE, o SoC integra em um único sistema o processador, sensor de imagens, componentes gráficos, de áudio, conectividade e gestão de consumo em um único chip.

Esta integração permite que os fabricantes de dispositivos forneçam tablets, phablets e smartphones com todos os recursos a preços acessíveis para os segmentos de entrada.

A Intel está levando os benefícios da arquitetura integrada e comunicações wireless para os clientes, incluindo o ecossistema de tecnologia da China, com grande velocidade. Vinte empresas, incluindo a ASUS e a Jolla, já se comprometeram a fornecer designs Intel Atom x3.

A linha Cherry Trail finalmente disponível

Não bastassem essas novidades e parcerias, a Intel também apresentou seus primeiros SoC Intel Atom de 14nm. As linhas Intel Atom x5 e x7 series (Cherry Trail) são focados na próxima geração de tablets e 2 em 1 com tela pequena.

Oferecendo suporte 64-bit para Windows e Android, esses chips são boas opções compatíveis com a próxima geração de conectividade LTE Advanced. Os processadores Intel Atom x5 e x7 equiparão uma gama de dispositivos, do segmento tradicional ao Premium.

Marcas como Acer, ASUS, Dell, HP, Lenovo e Toshiba já se comprometeram a oferecer dispositivos baseados nesta plataforma. Os primeiros dispositivos deverão chegar ao mercado no primeiro semestre deste ano.

Para finalizar, vale comentar sobre a terceira geração de modem LTE Advanced Category 10 de cinco modos. O Intel XMM 7360 suporta três vezes a agregação de operadoras e velocidades de download de até 450 Mbps.

Seu tamanho compacto e eficiência no consumo de energia habilitam o Intel XMM 7360 a acomodar uma ampla gama de formatos, dando aos fabricantes de dispositivos uma opção competitiva para projetar e lançar rapidamente dispositivos LTE em vários segmentos de mercado e regiões.

No MWC 2015, a empresa também demonstrou um conceito de sistema pré-5G que combina LTE com 802.11ad para fornecer velocidades de mais de 1Gbps usando a tecnologia ponto a ponto da Intel. Aguardamos ansiosamente pela chegada dessas novidades!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.