Intel Core i7-5960X: processador possui mais quatro núcleos escondidos

1 min de leitura
Imagem de: Intel Core i7-5960X: processador possui mais quatro núcleos escondidos

Nos próximos meses a Intel deve colocar os novos processadores de alto desempenho Core i7-5960X — da nova linha Haswell-E — no mercado. Mas mesmo bem antes de os chips serem colocados nas prateleiras, alguns entusiastas de overclock e hardware high-end puderam ter acesso aos produtos. Foi um deles que decidiu abrir o processador da Intel para ter acesso ao die — o circuito integrado do equipamento — e realizar uma descoberta bem interessante.

Como publicado pelo site OCDrift, o Intel Core i7-5960X não possui apenas oito núcleos como o que foi anunciado pela fabricante. A grande verdade é que ele possui 12 cores, mas somente oito deles estão ativos na estrutura principal do sistema. Isso significa que quatro núcleos estão presentes sem qualquer funcionalidade no chip — o que nos dá margem para algumas dúvidas bem relevantes.

Há duas explicações principais que podem justificar esses quatro núcleos desativados. A primeira delas diz que o chip de 12 cores é um Xeon modificado que teve o die reaproveitado para as novas funções com menor demanda de energia. A outra fala que o die pode ser usado no futuro por versões ainda mais potentes dos processadores, mas que elas ainda apresentam instabilidades. A Intel ainda não se manifestou acerca deste fato.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.