Vazou o cronograma dos novos processadores da Intel

3 min de leitura
Imagem de: Vazou o cronograma dos novos processadores da Intel

Recentemente divulgamos a notícia sobre os futuros processadores da AMD, e como já era esperado, alguma informação apareceria em breve sobre as CPUs da Intel. Ambas pretendem inovar e lançar processadores ainda mais robustos no ano que vem.

A AMD pretende fazer uma inovação radical, já a Intel visa manter sua linha atual inovando em alguns pequenos detalhes que podem fazer toda diferença para consumidores específicos. A estratégia da Intel parece estar centrada no lançamento de uma nova linha que viabilize seus processadores para o mercado de poder aquisitivo intermediário.

Conheça Sandy Bridge

Quem está antenado nas notícias mais recentes já deve saber que a Intel nomeou seus processadores com o apelido Sandy Bridge. Isto não quer dizer que a nova linha de CPUs vai receber tal característica quando for comercializada, até porque o objeto da fabricante não é abandonar os nomes Core i7, i5 e i3.

Muito pelo contrário, o objetivo é fazer as linhas atuais ficarem ainda mais famosas e terem ótimo apelo comercial. Todavia, como já é de costume a arquitetura de cada linha de processadores recebe um nome. Atualmente, por exemplo, os CPUs Core i7, i5 e i3 recebem especificações internas de acordo com o que foi estabelecido no lançamento da arquitetura Nehalem.

A nova geração de processadores será toda construída com tecnologia de 32 nm, trará CPUs com dois, quatro, seis e até oito núcleos. Além disso, os modelos com arquitetura Sandy Bridge terão uma redução considerável no consumo de energia. Antes de fornecermos mais detalhes sobre o funcionamento e a nomenclatura da nova arquitetura, talvez seja melhor compartilharmos uma tabela com os processadores da nova geração:

Tabela com especificações dos futuros processadores Intel para Desktop

Abaixo está a tabela com algumas especificações dos novos processadores da Intel para notebooks:

Tabela com especificações dos futuros processadores Intel para Notebooks

Intel Core i7 2600?

Talvez você tenha estranhado que os processadores indicam ser da série 2000, mas na realidade tal detalhe visa apenas facilitar a identificação dos novos modelos. O número “2” na frente do “600”, por exemplo, quer dizer apenas que este processador é da segunda geração da série i7 e portanto utiliza a arquitetura Sandy Bridge.

Tal regra também será aplicada aos processadores dedicados ao mercado dos notebooks, exceto que os modelos para portáteis devem incluir a letra “M” ao fim do nome, indicando que é uma CPU específica para computadores “Mobile”.

Existem também os novos processadores dedicados ao baixo consumo de energia, os quais devem ser nomeados comumente, mas com a adição da letra “T” após o modelo. Os modelos que economizarão energia serão um pouco mais fracos, terão a tecnologia Turbo Boost limitada, mas serão perfeitos para poupar a energia elétrica e por não requisitarem coolers de alta rotação.

Tecnologias

A Intel anunciou há algum tempo que iria introduzir uma tecnologia chamada Intel AVX. E com o lançamento das novas CPUs Core i7, i5 e i3 a fabricante deve tornar tal anúncio uma realidade.  A tecnologia AVX trabalha em conjunto com a tecnologia SSE, sendo que ela deve aumentar significativamente o desempenho dos processadores, visto que aumentará as instruções do processador de 128 bits para 256 bits.

Intel AVX - Muito mais desempenho no seu processador

A guerra no mercado dos processadores é muito acirrada e assim como a AMD decidiu criar seus processadores Fusion, a Intel parece estar querendo seguir o mesmo caminho. Alguns processadores da linha Sandy Bridge devem receber uma GPU interna para processar gráficos de alta qualidade e fornecer uma solução para as montadoras que necessitam vender computadores mais baratos.

As demais tecnologias que já estavam presentes nos antigos Nehalem devem permanecer na nova série, exceto que ocorrerão algumas modificações no modo (estrutura e peças) como o processador será montado, fator que vai baratear os custos e, consequentemente, as vendas fluirão melhor para a Intel.

Quando posso ter o meu?

O site AnandTech divulgou algumas informações curiosas que podem ser tomadas como verdade. As primeiras CPUs da linha Sandy Bridge devem estar disponíveis no começo do ano que vem para o público norte-americano, o que significa que no segundo trimestre já devem chegar por aqui. Veja na íntegra a tabela (clique na imagem para ampliar) divulgada no AnandTech:

Cronograma de lançamento dos processadores Sandy Bridge para Desktop

Veja também o cronograma que detalha algumas datas para o mercado de processadores móveis:

Cronograma de lançamento dos processadores "Sandy Bridge Mobile"

Enfim, nem tudo pode ser confirmado até o momento, porque a Intel não divulgou tais informações oficialmente, todavia já podemos ter uma prévia do que vem por aí. Aguardemos por futuras notícias para saber como ficará a guerra no mercado dos processadores no ano que vem.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.