5 tecnologias que farão você trocar de computador muito em breve

4 min de leitura
Imagem de: 5 tecnologias que farão você trocar de computador muito em breve

Se você acompanha o Baixaki constantemente, confere sempre alguma novidade tecnológica envolvendo componentes de computador, como novos processadores, placas de vídeo e HDs. Neste artigo listamos cinco inovações que farão qualquer um pensar em uma nova máquina em breve.

Ressaltamos que muitas das razões apontadas aqui são voltadas para os entusiastas, aqueles que não olham o valor das peças e fazem de tudo para terem o que há de melhor em seus gabinetes. Se você é mais comedido e espera os preços baixarem antes de atualizar sua máquina, vale a pena conferir as tecnologias que em poucos anos serão viáveis para boa parte dos usuários.
1° motivo: USB 3.0!
A versão atual de conexões USB que utilizamos, a 2.0, chegou aos consumidores próximo do ano 2000. Mais de uma década se passou e uma nova tecnologia já é mais do que necessária para satisfazer a demanda cada vez maior de arquivos enormes, como vídeos em alta definição, que podem ser transferidos para pendrives e outros dispositivos de armazenamento.

Mais velocidade com o USB 3.0

O USB 3.0 chegará para revolucionar a velocidade de transmissão de dispositivos com esse tipo de conexão. De 60 MB/s, velocidade atual dos dispositivos USB, a transferência passará a ser de 600 MB/s no novo padrão. Para obter todo esse potencial você precisará de uma placa-mãe com suporte para o USB 3.0, além de dispositivos (pendrives, HDs externos) dentro do novo padrão. Alguns modelos de placa-mãe já contemplam o novo formato, como a linha P7 da Asus.
2° motivo: discos rígidos de 3 TB
A era dos vídeos em alta resolução já chegou e as conexões em banda larga estão cada vez mais velozes. Para muitos aficionados por vídeos, games e arquivos pesados, capacidade de armazenamento pode ser uma das características mais importantes no computador. A Seagate já anunciou o desenvolvimento de discos rígidos de 3 TB de armazenamento total.

Infelizmente, nenhum desenvolvedor de placas-mãe pensou nessa possibilidade em tão pouco tempo. Portanto, para utilizar uma dessas belezinhas, será necessário atualizar a sua placa-mãe para modelos que suportem os novos HDs. Por hora pode ficar tranquilo, pois eles só chegarão no ano que vem aos consumidores.
3° motivo: a era do 3D chegouNvidia 3D Vision, novas possibilidades em 3D.
Nos próximos anos, o conteúdo 3D disponibilizado em filmes, programas e games deverá aumentar bastante. Para se atualizar e conferir essas novidades, você precisará de um conjunto de placa de vídeo, monitor e óculos para visualizar as imagens em três dimensões. A Nvidia já tem esse conjunto, chamado de 3D Vision, embora pouco sobre games já esteja em andamento na questão 3D. O Playstation 3 também deverá apresentar alguns games no formato, ainda neste ano. Quanto aos filmes, com o sucesso de Avatar, diversos grandes lançamentos deverão aparecer em três dimensões para venda ou download, o que popularizará a tecnologia.
4° motivo: virtualização
O Windows 7 trouxe consigo uma característica muito útil para quem fazia uso do XP e contava com aplicativos exclusivos para o sistema operacional mais antigo. Com o “XP Mode” você roda um Windows XP virtual simultaneamente ao Windows 7, através de um conceito chamado de virtualização. Essa tendência deverá ser ampliada em um futuro bastante próximo, com maior suporte para tarefas em vários sistemas operacionais rodando em uma mesma máquina.

Para estar apto à tecnologia, é necessário que seu processador seja compatível com o processo de virtualização. No caso do Windows 7, há um pequeno aplicativo capaz de identificar essa possibilidade, que você baixa através deste link.

Windows XP dentro do Windows 7.

5º motivo: processadores de seis núcleos!
AMD
Processador de seis núcles Phenom II X6
Muito em breve a AMD lançará seus primeiros modelos do Phenom II X6, os tão divulgados processadores de seis núcleos. Com preços extremamente inferiores aos melhores componentes da Intel (o melhor modelo já anunciado do X6 não deverá passar de 300 dólares), a empresa pretende vender bem mais do que sua concorrente.
Os modelos prometem ser mais adequados às necessidades de usuários comuns, como games e aplicações multimídia, já muito bem desempenhadas por processadores de quatro núcleos.

Outro ponto bastante interessante para o bolso dos usuários é o fato de os novos componentes se adequarem à plataforma AM3, já utilizada nos conhecidos do Phenom II. Isso significa que muita gente sequer precisará trocar de placa-mãe, e quem precisar encontrará modelos bem mais em conta do que os oferecidos para processadores Intel.

Intel

Intel Core i7: Seis núcleos reais e possibilidade de simular até doze núcleos virtuaisO lema da Intel para os próximos meses parece ser a oferta de desempenho incomparável, custe o que custar. É inegável que os novos processadores da empresa são os mais poderosos, mas o preço que você vai pagar pelo novo modelo de seis núcleos não compensa na maioria dos casos. O i7-980X terá seis núcleos reais com 3,33 GHz de velocidade e poderá simular até doze núcleos virtuais, graças à conhecida tecnologia HyperThreading. Para utilizar esses modelos será necessária uma placa-mãe com o soquete LGA 1366, utilizada a partir do modelo i7-920. Se você tinha um modelo inferior a esse, provavelmente precisará trocar também a sua placa-mãe ao adquirir o novo i7.

Qual a sua opinião?

E você, conhece mais algum bom motivo para que alguém troque por completo seu computador dentro dos próximos meses ou anos? Ou acha que ainda dá para passar muito tempo com a máquina antiga? O Baixaki conta com a sua opinião sobre o tema!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.