Itanium: 1TB de memória RAM é moleza para este novo processador da Intel

1 min de leitura
Imagem de: Itanium: 1TB de memória RAM é moleza para este novo processador da Intel

Inovação e novidades tecnológicas já se tornaram assunto padrão nas conversas entre profissionais da área de tecnologia e usuários que acompanham os sites de notícias e portais como o Baixaki. A última no mercado de processadores é o novo chip que a Intel está anunciando, o Itanium 9300.

Com maior enfoque para servidores, a mais nova família de processadores do mercado traz novidades e melhorias para animar qualquer gerenciador de sistema e datacenter. Quer saber quais são as novidades prometidas? Então vamos lá!

Maior velocidade com menos energia

O Itanium 9300 possui um núcleo totalmente distinto dos processadores usados atualmente em servidores e máquinas mais potentes, com programação e arquitetura diferentes, chamado EBIC. Há também algumas semelhanças com o Core i7, como a conexão entre o processador e a memória.

O que mais chama atenção na nova família de processadores é a quantidade de memória RAM suportada. Os envolvidos prometem gerenciamento de até 1 TB de memória sem problemas. Dá pra rodar uma quantidade enorme de processos ao mesmo tempo sem que o computador reclame!

A segunda novidade fica por conta do consumo de energia do Itanium 9300, bem menor do que o de muitos processadores utilizados em máquinas atualmente. Isso só foi possível pois o novo componente da Intel trabalha com clocks baixos, cosumindo menos energia mas gerando os mesmo resultados dos demais processadores.

Confiabilidade e compatibilidade

Trocar um servidor não é nada barato e muito menos fácil. A quantidade de problemas e prejuízo que uma simples “mudança de máquina” pode causar é enorme. Para que todos possam aproveitar a nova tecnologia presente no Itanium 9300, a Intel se comprometeu em garantir a compatibilidade entre o novo processador e as gerações anteriores.

Por isso, a integração do novo componente com os sistemas já existentes é perfeitamente possível. Os gerenciadores de servidores respiram aliviados!

E quando sai?

O lançamento oficial do Itanium 9300 está previsto ainda para o primeiro semestre de 2010. Com uma expectativa de crescimento de 650% nos dados de tecnologia da informação para os próximos cinco anos as empresas precisam mesmo de processadores que suportem o gerenciamento de mais memória RAM.

Agora é com vocês usuários! Não deixem de comentar e enviar sua opinião a respeito do processador com capacidade de gerenciamento de memória quase 100 vezes maior do que os melhores processadores presentes atualmente no mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.