Vazam planos de lançamento da Intel para novos chips Skylake e Kaby Lake

2 min de leitura
Imagem de: Vazam planos de lançamento da Intel para novos chips Skylake e Kaby Lake
Imagem: technewstoday

Um site chinês vazou hoje um “road map”, ou esquema de lançamentos, da Intel para este e o próximo ano. Com isso, informações sobre novos chips das gerações Skylake e Kaby Lake se tornaram públicas. Todos os produtos devem chegar ao mercado na escala de 14 nm, mas ainda não há preços ou datas muito específicas de lançamento, apenas janelas para isso acontecer.

Como você pode conferir na imagem a seguir, a fabricante classifica em cinco categorias todos os chips de cada geração. Os da classe X são os top de linha, usados em servidores e máquinas de criação de conteúdo, conhecidos atualmente como Xeon. Os da classe S são para desktops, os H para notebooks, e os U para ultrabooks e híbridos mais finos. Restam então os da série Y para tablets e outros aparelhos móveis.

Os processadores da série X são normalmente os últimos a serem lançados segundo esse esquema e, por isso, a Intel ainda está trabalhando na comercialização dos Skylake-X.

Road map da Intel para 2016 e 2017

Isso deve começar a acontecer só no segundo trimestre de 2017, mas, curiosamente, os Kaby Lake, a sétima geração dos chips da empresa, também começarão a chegar aos consumidores nesse mesmo período. Não ficou claro o porquê disso, entretanto.

Essa linha X é o novo nome da antiga linha E, mas a categoria de computadores que ela abarca continua a mesma. Esses processadores terão configurações de alto desempenho nos modelos hexa, octa e deca-core. Recentemente, a empresa lançou o seu primeiro chip de 10 núcleos para desktop, a fim de chamar a atenção de gamers e overclockers. Confira agora um esquema com todas as gerações dessa classe.

Chips para gente como a gente

Apesar de os chips das classes X e E serem os mais poderosos da Intel, eles são sempre muito caros e servem basicamente para workstations, servidores e máquinas para edição de conteúdo pesado, como renderização 3D e até vídeo. Os processadores que você provavelmente comprará ou receberá junto com um novo PC são os S, H, U e Y.

Como os Skylake-S já estão por aí há alguns meses, a Intel está trabalhando no lançamento dos Kaby Lake-S, a sétima geração dos i3, i5, e i7 para desktops. Esses devem chegar ao mercado já no terceiro trimestre de 2016 junto com os modelos Kaby Lake-U e Y.

Pode demorar de três a seis meses para computadores começarem a aparecer no mercado aproveitando essas novidades

A ASUS inclusive já confirmou que o seu Transformer 3 trará um chip Kaby Lake-Y, o Core M7 dessa geração. Os chips da série H, os mais populares, devem estar disponíveis em algum momento do quatro trimestre deste ano.

Mesmo com a Intel liberando esses processadores nessas janelas, pode demorar de três a seis meses para computadores, tablets e híbridos começarem a aparecer no mercado aproveitando essas tecnologias. Portanto, fique ligado no TecMundo para saber mais detalhes sobre eles assim que a Intel for divulgando (ou deixando vazar) informações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.