Intel Core vai chegar à geração Kaby Lake otimizado com processos de 14 nm

2 min de leitura
Imagem de: Intel Core vai chegar à geração Kaby Lake otimizado com processos de 14 nm

Depois do sucesso dos processadores com arquitetura Skylake — que representa a sexta geração dos chips Intel Core —, a Intel está prestes a anunciar os detalhes de sua sétima geração dos processadores de alto desempenho. Estamos falando da arquitetura Kaby Lake, que está sendo produzida com processos de apenas 14 nanômetros.

Esta é a mesma arquitetura já vista nos processadores Skylake e Broadwell. Em vez de reduzir os processos, a Intel optou por otimizar o funcionamento dos chips para essa nova versão — trazendo melhorias de desempenho e de eficiência energética para os consumidores. As informações são do WCCF Tech, que teve acesso aos roadmaps da fabricante.

Intel Core i7-7700K: o astro da família

O grande destaque da nova geração de processadores da Intel é o Intel Core i7-7700K, que surge com configurações bem completas. Ele conta com clock de 3,6 GHz e pode chegar aos 4,2 GHz no modo Boost. Tudo isso com uma configuração quad-core e Hyper Threads de alto nível. Ele também traz 8 MB de cache L3 e 256 KB de cache L2.

Para quem não quer utilizar placas de vídeo dedicadas, o processador ainda traz uma GPU integrada com 24 unidades de execução. Não foi revelada a versão da tecnologia, mas já está claro que se trata de um sistema com até 1.150 MHz de clock gráfico.

Intel Core i7-7500U: o eficiente

Além de chips de alto desempenho para desktops, a Intel também está trazendo modelos para quem quer trabalhar com eficiência energética. O destaque nesse caso é o i7-7500U, que surge com dois núcleos principais e o sistema multi-threads para o melhor desempenho de processamento. Há ainda 4 MB de cache L3 e até 2,7 GHz de clock (2,9 GHz em Turbo). Este modelo deve estar presente em notebooks.

Intel Core M7-7Y75: o econômico

Por fim, outro chip que deve ser apresentado oficialmente durante os próximos meses é o Intel Core M7-7Y75. Ainda não há muitos detalhes sobre ele, mas já se sabe que estamos perto de conhecer um processador econômico com clock de até 1,3 GHz (1,6 GHz em Boost) e 4 MB de cache L3. O grande destaque dessa versão é a economia de energia, uma vez que ele trabalha com apenas 4,5 Watts.

Quando vai haver redução para 10 nm?

De acordo com o WCCF Tech, somente no segundo semestre de 2017 é que a Intel vai apresentar a oitava geração de processadores Intel Core. Se tudo for mantido como previsto pelos vazamentos anteriores, isso significa que veremos a chegada dos chips com arquitetura Cannonlake no período já mencionado. Ainda não há grandes detalhes sobre isso, mas espera-se que eles contem com processos de apenas 10 nanômetros.

......

Ao que tudo indica, devemos ter as confirmações dessa nova geração nos próximos meses, sendo que os primeiros computadores com os modelos devem ser mostrados já na Computex 2016 — que tem início no final de maio.

O que você espera para os chips Intel Core com arquitetura Kaby Lake? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.