Além do quadrado: fotos e vídeos em paisagem e retrato chegam ao Instagram

1 min de leitura
Imagem de: Além do quadrado: fotos e vídeos em paisagem e retrato chegam ao Instagram
Imagem: Pewinternet

O Instagram anunciou hoje por meio de seu blog que uma atualização global para app no Android e no iOS agora permite postar fotos em formato paisagem e também em retrato, eliminando, portanto, a limitação do quadrado tradicional. A novidade vale também para vídeos, o que deve acabar com a necessidade de utilizar apps de terceiros para ajustar imagens na rede social.

A postagem no blog oficial comenta que o formato quadrado sempre será parte da identidade do Instagram e, por isso, ela será mantida como padrão na área de postagem de novas imagens. Para usar o retrato ou a paisagem, você tem que tocar no novo ícone de formatos que aparece na tela e escolher o seu preferido.

Outra novidade interessante dessa última atualização é o fato de ser possível usar todos os mesmo filtros disponíveis para fotos também nos vídeos. Além do mais, você poderá ainda alterar a intensidade neles.

Para manter uma organização estética minimamente interessante, as postagens aparecerão no feed dos usuários da forma como a imagem demonstra: fotos pequenas terão um quadro menor, e as maiores ficarão com mais espaço.

Ao que parece, o que motivou essa mudança no Instagram foi o fato de uma a cada cinco fotos (20%) da rede social estarem sendo postadas através de apps de terceiros para conservar todo o conteúdo de fotos em retrato ou paisagem. Fora isso, a experiência em vídeos deve ser muito mais “cinemática”, sendo que eles devem aparecer quase em tela-cheia para os usuários.

Se você ainda não tem o Instagram no seu smartphone ou ainda não recebeu a nova atualização, faça o download para Android aqui e para iOS aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.