Layout: como aproveitar o novo app do Instagram e fazer colagens incríveis

3 min de leitura
Imagem de: Layout: como aproveitar o novo app do Instagram e fazer colagens incríveis

Nesta semana, a equipe de desenvolvimento do Instragram lançou uma nova ferramenta no mercado. Trata-se do aplicativo Layout from Instagram, que permite aos usuários criarem uma série de colagens muito divertidas com as fotografias capturadas no smartphone. Mais do que isso, elas podem ser usadas para a criação de imagens criativas em uma escala bem diferente das obtidas no próprio Instagram.

Por enquanto, o aplicativo está sendo disponibilizado apenas para o sistema operacional iOS — ou seja, só pode ser usado por iPhones e iPads —, sendo que são diversas as maneiras de fazer com que os resultados fiquem incríveis. Antes de começar, você deve baixar o Layout from Instagram em seu aparelho. Já com ele instalado, você pode seguir alguns passos bem simples para fazer com que seu objetivo seja alcançado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como fazer suas colagens

Já com o aplicativo aberto, você poderá perceber que a interface dele é bem simples — principalmente se comparar as funcionalidades mostradas na página inicial com as presentes em outros softwares do gênero. Você pode ver uma moldura colorida no topo da interface e é no lugar dela que ficarão as fotografias escolhidas — nesse momento você já deve ter visto que todas as imagens do celular estão pouco abaixo disso.

Você pode escolher de uma a quatro fotos na coleção mostrada na interface do aplicativo — podendo pedir para que ele as ordene por “Todas”, “Rostos” (somente as que mostram rostos) e “Recentes” (com as fotografias capturadas em uma data próxima). Ao selecionar cada imagem, elas serão mostradas na parte superior do Layout from Instagram para que você escolha um formato-base a ser utilizado.

Mas é possível ir bem além disso. Depois de escolher o template, uma nova janela de personalização será carregada no seu smartphone. Nela, o seu projeto estará sendo exibido em um formato bem dinâmico, o que permite muito mais interação. Em cada divisão (que representa uma foto escolhida anteriormente), há como aplicar ou retirar zoom, aumentar ou reduzir a parcela de ocupação na colagem e também espelhar ou virar a foto.

Se você olhar para o resultado e não gostar de como ele está ficando, também pode selecionar uma das imagens e pressionar “Substituir”, fazendo com que a galeria seja novamente carregada e, dessa forma, uma outra foto seja aplicada no lugar dela. Para mudar o layout de exibição, é necessário apenas que o botão “Voltar” (topo esquerdo) seja selecionado. Quando tudo estiver do jeito que você quer, é só clicar em “Salvar”.

É possível capturar fotos na hora?

Se você não quiser usar as imagens que estão na galeria do smartphone, também pode realizar capturas diretamente pelo aplicativo. Para isso, basta pressionar o botão “Cabine de fotos”, que está entre a moldura e a coleção de imagens. Ao fazer isso, a câmera frontal (não é possível usar a traseira) é carregada e você pode capturar até quatro fotografias — sendo que a quantidade delas deve ser definida pelo botão no canto inferior direito.

Compartilhando os resultados

O Layout from Instagram não possui um sistema autônomo de compartilhamento e também não é integrado a qualquer rede social — o que inclui o Facebook e o próprio Instagram. Isso significa que você deve salvar as imagens criadas com o aplicativo e então carregá-las novamente quando quiser enviá-las. Todos os resultados salvos ficam armazenados automaticamente no rolo de fotos.

Um mundo de possibilidades

Além de colagens simples, o Layout from Instagram pode ser usado para a criação de imagens realmente impressionantes. Abaixo deste parágrafo, você pode conferir alguns exemplos bem legais que foram publicados pelo site BuzzFeed. Será que algum deles vai inspirar você a conseguir montagens muito mais legais do que conseguiria sem o aplicativo?

.....

Como já dissemos, o Layout from Instagram ainda é exclusivo para o iOS, não havendo previsão de quando os usuários do Android receberão a novidade. Vale a pena ficar de olho, pois com o software você certamente vai ter muito mais chances de arrasar na conquista de “Likes” nas redes sociais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.