Instagram deleta contas falsas e celebridades perdem milhões de seguidores

1 min de leitura
Imagem de: Instagram deleta contas falsas e celebridades perdem milhões de seguidores
Imagem: SocialTag

Já faz um bom tempo que o Instagram vem dizendo que faria uma verdadeira limpeza na rede social, deletando contas falsas utilizadas para propagar spam ou apenas para inflar a quantidade de seguidores de pessoas famosas. Isso de fato aconteceu de ontem para hoje, e teve gente que ficou muito furiosa.

Dezenas de milhões de usuários falsos foram deletados pelo Instagram, mas a rede social não especifica quais foram os métodos utilizados para identificar essas contas. Por isso, muita gente tem reclamado em comentários do perfil oficial do Instagram, perguntado por que eles eliminaram tanta gente da sua base de seguidores.

Compra de seguidores

O mais interessante é que praticamente não há comentários de gente que perdeu seu perfil nessa limpeza. O Instagram diz que as pessoas que mais perderam seguidores são provavelmente aquelas que, em algum momento, pagaram para algum hacker aumentar sua base de fãs na rede social. Ou seja, cometeram algum tipo de fraude.

Ironicamente, o perfil que teve a maior perda na rede social foi o do próprio Instagram, que teve um corte de 18,8 milhões na sua base de seguidores. O cantor Justin Bieber, que era até então a pessoa mais seguida por lá, teve um corte de mais de 3,5 milhões e perdeu seu posto para Kim Kardashian. Kim também sofreu com cortes, tendo diminuído sua base em 1,3 milhão.

Todos esses dados foram reunidos por Zach Allia, um desenvolvedor web que conseguiu fazer um monitoramento dos 100 perfis mais movimentados do Instagram. Você pode ver aqui a quantidade de seguidores antes e depois da limpeza de cada um deles.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.