Entenda a tecnologia por trás da estabilização do app Hyperlapse

1 min de leitura
Imagem de: Entenda a tecnologia por trás da estabilização do app Hyperlapse

Depois de lançar o Hyperlapse, o novo app que permite a criação de vídeos com lapsos de tempo, o Instagram detalhou a tecnologia por trás do recurso de estabilização de imagem, capaz de deixar "retos" até os clipes gravados em cima de um veículo em movimento.

Em uma postagem no blog do Instagram, os responsáveis pelo serviço explicam que a ideia é simplificar um efeito complexo (e caro) de ser realizado com equipamentos comuns. Para isso, o algoritmo "Cinema", já presente em estabilização de vídeos do Instagram convencional, foi anexado. Como o dono de um smartphone não pode fazer que nem em Hollywood (usar um equipamento que o separe da câmera e impeça movimentos bruscos), a ideia foi apelar para a tecnologia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Estátua!"

O "Cinema" usa o giroscópio do tablet ou do smartphone para medir o enquadramento do vídeo e remover movimentos de mão não desejados. O estabilizador é alimentado com samples do giroscópio, ganhando novas orientações sobre como "trabalhar" com a câmera.

Os frames antigos e as orientações são jogados no estabilizador, que devolve frames renovados e "parados"

Essas orientações trabalham de forma sintética junto com os frames capturados em vídeo e com o filtro estabilizador (IGStabilizationFilter), modificando os frames capturados e transformando os quadros sob esses novos comandos.

O resultado é o "Zoom adaptivo", um efeito como se fosse uma moldura que corta as bordas do ângulo capturado pela câmera e usa o algoritmo Cinema para estabilizar apenas a posição central do clipe. Quanto maior o balanço da mão que segura o gadget, maior o zoom aplicado para eliminá-lo. Essas orientações são computadas offline e o filtro é aplicado durante a reprodução do vídeo após a gravação.

Estabilizando em lapsos

No Hyperlapse, quando você selecionar um lapso em velocidade seis vezes maior que a normal, significa que o app pega cada "sexto frame" do vídeo e roda cada um deles de volta em 30 fps, dando a impressão de aceleração.

Só os quadros mantidos é que recebem a orientação de estabilização — e veja no vídeo acima como ela realmente faz a diferença.

Você pode baixar o Hyperlapse por este link no iOS. Ainda não há previsão de lançamento do app para Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.