Instagram: 10 dicas para você aproveitar melhor o serviço

4 min de leitura
Imagem de: Instagram: 10 dicas para você aproveitar melhor o serviço
Imagem: SocialTag

Mais de 200 milhões de pessoas foram registradas como usuários do Instagram até março deste ano. É inegável, portanto, reconhecer a popularidade do aplicativo. E diga-se de passagem: o serviço de edição de imagens e compartilhamento de mídias constitui-se como um fenômeno notável das redes sociais. Então que tal fazer parte deste reconhecido movimento global e deixar seu perfil de Instagram ainda mais popular?

Confira 10 dicas que, justamente por serem básicas, são fundamentais a usuários que desejam ganhar notoriedade nesta tão agitada rede social. Faça seu login junto ao aplicativo e prepare-se para deixar seu Instagram ainda mais azeitado. Dicas sobre como otimizar o uso do aplicativo também integram esta modesta lista.

1 – Como embedar fotos na web?

Se você possui um site e costuma compartilhar fotos tiradas via Instagram por meio de botões de redes como Facebook ou Twitter integrados ao seu domínio, saiba que há uma maneira ainda mais objetiva de postar imagens pela web – para embedar suas postagens, você deverá estar conectado ao Instagram através de um computador. Faça, portanto, seu login por meio de um notebook ou desktop, acesse o campo de visualização de imagens e clique sobre as reticências – opção localizada à direita do canto inferior da página.

Siga até “View Photo Page” e, na nova aba aberta, selecione a opção “Embed”. Note que uma janela logo será aberta: a sequência de instruções que deverá ser inserida junto ao código-fonte de seu site deverá então ser copiada. Pronto: o código para embedar uma ou outra foto tirada através de Instagram já pode ser utilizado.

2 – Adicione marcações geográficas

Outra forma de fazer com que seus seguidores fiquem por dentro de suas atualizações é adicionar marcações geográficas em suas fotos. Ao compartilhar uma foto via Facebook, Twitter, Tumblr, Foursquare ou Flickr, a opção “Adicionar ao mapa de fotos” vai ser exibida. Ative-a, portanto, e faça as respectivas marcações em cada postagem – esta opção é útil a quem deseja compartilhar, por exemplo, os melhores momentos de uma viagem via rede.

3 – Mantenha seu perfil atualizado

As informações apresentadas por seu perfil são de grande valia a quem visita sua galeria pela primeira vez. Assim, certifique-se de manter suas informações atualizadas se sua intenção é angariar ainda mais seguidores. Fazer estes devidos ajustes é bastante fácil: basta clicar sobre o botão em forma de busto para ter acesso aos dados de seu perfil.

4 – Compartilhe!

Você certamente deve dominar o recurso de compartilhamento de fotos através de outras redes sociais. Fato é que, ao retratar uma nova imagem via Instagram, a partilha de sua atualização pode ser feita via Facebook, Twitter, Tumblr, Flickr, e Foursquare – mais opções de compartilhamento podem ser ativadas em “Opções”. Vale lembrar que, quanto mais redes sociais veicularem suas fotos, maiores serão suas chances de conseguir seguidores.

5 – Adicione aplicativos extras

Fazer com que Instagram integre-se a diversos serviços sociais é um dos pontos altos do serviço. Mas como, em meio a milhões de usuários, destacar-se no maior espaço de compartilhamento de fotos da internet? Saiba que aplicativos adicionais podem ser “anexados” a seu Instagram – o que possibilita a criação de imagens personalizadas. Aplicações como Photo Grid (Android) e Diptic (iOS) possibilitam a realização de colagens de imagens; Camera+ ou Camera Zoom FX podem otimizar o mecanismo fotográfico de seu aparelho antes mesmo que uma foto seja editada por Instagram.

6 – Aprenda com profissionais

Você quer realmente ser popular no Instagram? Pois então nada mais natural que seguir o exemplo dado por profissionais. Acompanhe perfis de experts como Foster Huntington (que possui cerca de 910 mil seguidores), de Ira Block, do National Geographic (52 mil seguidores) ou de jornalistas famosos, como Jethro Mullen, da CNN (que conta com 900 mil seguidores). O blog do Instagram pode ser outra fonte a quem usar a popular rede social.

7 – Salve suas fotos no Dropbox

O site IFTTT é capaz de interligar uma miríade de serviços online. Se você possui fotos de fato singulares e não deseja de forma alguma colocá-las em risco, salve-as junto ao Dropbox, por exemplo. É possível fazer com que sua galeria seja salva sob os domínios de um endereço de email alternativo – fazer com que as aplicações se comuniquem por meio de IFTTT é bastante fácil (certas noções de inglês deverão ser dominadas por quem desejar realizar esta ação).

8 – Gaste mais tempo com a edição de suas fotos

Os filtros nativos de Instagram são esteticamente atraentes. Contudo, aplicar a restrita gama de efeitos em todas as suas fotos pode se tornar algo não atraente aos olhos de seus seguidores. Gaste algum tempo explorando as opções de edição avançadas do aplicativo e deixe suas imagens com um visual único – estas ferramentas podem ser consultadas a partir do link que se parece com uma chave de boca, ícone presente no rodapé do aplicativo.

9 – Salve as fotos em tamanho original

As imagens compartilhadas via Instagram ficam limitadas à resolução de 612x612 pixels. Se você deseja compartilhar uma ou outra foto em resolução maior, basta consultar a galeria de seu aparelho – uma pasta deverá salvar automaticamente imagens capturadas por meio de Instagram. Certifique-se de manter esta opção ativada em Opções > de Instagram (a chave de “Salvar fotos originais” deverá estar “ligada”).

10 – Escolha suas hashtags cautelosamente

Pense duas vezes antes de inserir hashtags em suas fotos. Acontece que determinados temas rogados pela sua marcação podem afastar um ou outro seguidor. Sugere-se, deste modo, que hashtags genéricas e objetivas sejam inseridas em suas publicações. Para otimizar as possibilidades de sucesso de sua postagem, pesquise fotos semelhantes às suas e veja quais hashtags têm sido majoritariamente inseridas.

....

O domínio dos recursos fundamentais deste popular aplicativo pode determinar o quão popular a publicação de uma imagem pode ser. Você possui uma miríade de seguidores em seu Instagram? Quais “truques” são costumeiramente usados? Deixe suas impressões no espaço destinado a comentários abaixo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.