9 alternativas ao Instagram

6 min de leitura
Imagem de: 9 alternativas ao Instagram

Anunciada em abril e concluída em setembro de 2012, a compra do Instagram pelo Facebook deixou muita gente desconfiada por algum tempo, até que finalmente o mal pressentimento se confirmou: a partir do dia 16 de janeiro de 2013, o serviço começará a vender as fotos do seus usuários sem dar a eles nenhum dinheiro por isso.

Como ainda resta um mês para que esses novos termos de uso do aplicativo passem a vigorar, você ainda tem tempo para recuperar as suas fotos do Instagram e também excluir a sua conta de lá. Porém, caso você não consiga se livrar do hábito de fotografar o seu prato antes de comê-lo, aqui vai uma lista com apps de Android e iOS para você substituir completamente o Instagram.

Pixlr-o-matic (Android e iOS)

Este app é bastante completo, contendo uma quantidade bastante satisfatória de filtros e combinações. Você pode escolher um efeito de cor, um de iluminação e uma borda, tornando cada fotografia única.

Combine o filme para modificar a cor, a iluminação correta e uma borda especial.

Por permitir as diferentes combinações de filtros, ele poderia ser considerado muito melhor do que o próprio Instagram, mas ele peca um pouco na parte social. Apesar de ser possível compartilhar as imagens editadas nas suas redes sociais, ele não possui uma timeline própria. Uma boa ideia é usá-lo como apoio: edite e salve a foto no aparelho e envie-a usando o Instagram.

Pudding Camera (Android e iOS)

Certamente, este é um dos melhores aplicativos para quem gosta de aplicar efeitos nas suas fotografias. Ele não apenas simula o visual característico de câmeras antigas, mas também a distorção e o comportamento das suas lentes. Com ele, é possível bater rapidamente aquelas famosas fotografias lomo que contém 3 ou 4 imagens em uma só.

Escolha a câmera e o filme para tirar fotografias de uma maneira mais criativa.

Combine a lente com um efeito de filme específico (que altera, principalmente, a cor da imagem) e crie um filtro único para as suas fotografias. É possível compartilhar o resultado nas suas redes sociais ou salvar no aparelho para postar mais tarde.

Hipster (Android e iOS)

Este aplicativo é parecido com uma rede social, porém tem muito mais a ver com o Foursquare do que com o Instagram. Para sermos justos, é possível dizer que este app é uma mistura muito bem feita dos dois serviços. Com ele, você pode mostrar para os seus amigos onde você está através de cartões postais com fotos que você bateu.

Crie e compartilhe postais com fotos suas para indicar onde você está.

Essas fotos podem ser editadas com filtros, e a descrição do local vai como texto nelas. É muito interessante para quem gosta de compartilhar a sua rotina nas redes sociais, porém quer fazer isso de uma forma mais criativa. O Hipster possui uma timeline como o Instagram, e você pode compartilhar as fotos em outras redes sociais também.

Streamzoo (Android e iOS)

O Streamzoo é uma rede social que, assim como o Hipster, também lembra bastante o Foursquare. Porém, neste caso, a maior semelhança é mesmo o seu funcionamento. Com este app, que é também uma rede social, você precisa tirar fotos e interagir com os seus contatos para ganhar troféus (“badges”), exatamente como acontece no Foursquare.

O visual e o funcionamento deste aplicativo lembram bastante o Foursquare.

Cada troféu pode ser desbloqueado ao cumprir uma determinada tarefa, que tem a ver com o tipo de foto, as interações sociais, a quantidade de envios, os locais nos quais você esteve e muito mais. Além disso, o aplicativo possui diversos filtros que podem ser usados para editar a fotografia e deixá-la ainda mais bonita.

Hipstamatic (iOS)

Apesar de pago, este é um dos melhores apps de fotos para o iPhone. Os seus filtros possuem, inclusive, uma qualidade superior aos efeitos do Instagram. Com ele, você pode escolher a lente, o filme e a proporção da foto, imitando câmeras antigas com bastante elegância.

Até o visual do aplicativo lembra uma câmera antiga, de acordo com a sua escolha de lente.

Além dos filtros que vêm por padrão no aplicativo, você também pode comprar mais pacotes de efeitos, cada um por 90 centavos de dólar americano. Se o seu objetivo for realmente transformar o seu celular em uma câmera analógica, no entanto, vale a pena conferir o Hipstamatic Disposable, que só permite a visualização das imagens depois que um “rolo de filme” acaba.

Molome (Android e iOS)

Para as pessoas que usam Android, uma rede social bem parecida com o Instagram foi criada quando este ainda não existia no Google Play. O Molome é um app que conta com uma timeline na qual você pode seguir os seus amigos e com vários efeitos especiais para ser aplicados nas suas fotografias.

O Molome possui 19 filtros de efeitos e uma timeline parecida com a do Instagram.

Quanto mais você usar, melhor o aplicativo se torna, já que existem filtros que só são desbloqueados depois que uma quantidade de fotografias é enviada usando o serviço. Você pode mandar as imagens para outras redes sociais também, como o Twitter e o Facebook, e é possível, inclusive, conhecer pessoas de outras partes do mundo, com o feed em tempo real de todas as imagens do Molome.

Pixlr Express (Android e iOS)

O Pixlr Express é uma das melhores opções atuais, contando com dezenas de efeitos, filtros e ferramentas de edição. Nesta versão para Android, o programa, já se consagrou como um dos melhores editores de imagem do Google Play, batendo de frente com o seu irmão mais simples, o Pixrl-o-matic.

O editor funciona de maneira bem semelhante à versão online: não é possível trabalhar em camadas, mas você pode misturar os filtros, mexer em atributos da imagem, adicionar bordas, carimbos e textos e muito mais.

Na janela principal, você tem quatro opções de ferramentas: “Adjustment” (ajustes gerais, como contraste, desfoque, cores etc.), “Effect” (efeitos de cor), “Overlay” (filtros de conteúdo) e “Border” (bordas, molduras e vinhetas). Infelizmente, as funções “Sticker” (adesivos virtuais) e “Text” (opções de fontes de texto) ficaram de fora.

Snapseed (Android e iOS)

Snapseed é um editor de imagens cujo objetivo é permitir a aplicação de diversos filtros para você deixar suas fotografias muito mais estilosas, bonitas e com uma aparência profissional.

Diferente de muitos apps do gênero, aqui o objetivo não é deixar as imagens cômicas, mas fazer correções concretas de forma rápida e eficiente. Para selecionar um efeito, basta deslizar o dedo na base da tela. Você encontra opções como “Endireitar e girar”, “Preto e branco”, “Filmes vintage”, “Drama”, “Grunge” e muitas outras.

Depois de selecionar um filtro, você deve deslizar o dedo de cima para baixo para conferir a lista de parâmetros disponíveis, como “Brilho”, “Contraste”, “Saturação” etc. Por sua vez, o ajuste de intensidade é feito deslizando o dedo horizontalmente na interface.

Path (Android e iOS)

Umas das principais funções do Path é o compartilhamento de fotos com os amigos, motivo pelo qual existe um espaço especial para você encontrar novos amigos e buscar pelos seus contatos que já utilizam o app. É possível buscar por contatos do Facebook que tenham uma conta no Path ou então buscar pelos contatos da agenda telefônica.

Após adicionar novos amigos, o Path vai compartilhar suas fotos automaticamente. Quando algum amigo adicionar você, as fotos deles apareceram na tela inicial do aplicativo — um pouco diferente do Twitter, pois aqui você não escolhe os seus seguidores, mas eles escolhem você.

Ao receber fotos de amigos, você poderá avaliá-las com emoticons. Isso significa que você pode adicionar um sorriso, um bonequinho triste e outros. Além disso, é possível inserir comentários com textos, dizendo sua opinião sobre a imagem em questão.

Cada um dos aplicativos desta lista possui uma particularidade especial e, portanto, é recomendado para um tipo de pessoa diferente. Você pode usá-los separadamente ou em conjunto, aumentando ainda mais as possibilidades de edição e compartilhamento de fotos com o celular.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.