Qual a diferença de preço entre um aparelho no lançamento e hoje no Brasil?

3 min de leitura
Imagem de: Qual a diferença de preço entre um aparelho no lançamento e hoje no Brasil?

Não é novidade para ninguém que os preços de produtos eletrônicos e gadgets praticados em nosso país, muitas vezes, podem ser bastante abusivos. É normal alguns itens custarem duas, três ou até mais vezes que o valor originalmente cobrado em outras localidades. E isso desconsiderando a conversão de moedas que, em alguns casos, pode piorar bastante a situação.

E os motivos para isso podem ser diversos: a própria variação cambial pode contribuir para elevar o preço de eletrônicos e outros aparatos tecnológicos. Os tributos cobrados são outro fator que agrava ainda mais o problema.

A tabela: o que queremos mostrar

Apesar disso, a tabela que construímos não tem como objetivo principal comparar a diferença de preço de um lançamento no exterior e aqui. Essa informação, entretanto, pode ser obtida comparando o valor da chegada ao exterior com o praticado no mesmo período em nosso país.

A finalidade da tabela é mostrar como evoluiu o custo de alguns aparelhos desde o lançamento até a época atual, exibindo uma porcentagem de quanto foi reduzido o valor do produto. Há dispositivos de diversas gerações, portanto é natural que alguns deles tenham sofrido mais ou menos decréscimo de preço.

Optamos não incluir outros itens, como desktops, notebooks e acessórios (mouse, teclado, fones de ouvido etc.) por causa da dificuldade em encontrar como o preço desses aparelhos evoluiu. Porém, a discussão poderia se estender, por exemplo, ao que é praticado por produtos como o iMac, computador all-in-one da Apple que possui valores exorbitantes por aqui.

A evolução de custo de notebooks e acessórios, especialmente aqueles voltados para o público gamer, também daria uma bela discussão. Por causa da grande quantidade de lançamentos nesses segmentos, é natural que haja uma redução de preço, o que os coloca em uma boa posição para a troca de ideias.

Refletindo: queremos ouvir a sua opinião

Mesmo analisando as discrepâncias com os valores de vários produtos e a evolução deles ao decorrer do tempo, é possível levantar alguns questionamentos:

  • Seria correto cobrar o preço dos eletrônicos vendidos aqui, mas que foram importados de outro país, apenas convertendo o valor das moedas?
  • Qual deveria ser a política de redução de preços após o lançamento de uma versão mais recente de uma linha de aparelhos (o Moto G e no Novo Moto G, por exemplo)?
  • Vale a pena investir em um dispositivo assim que ele é lançado?
  • Até que ponto compensa comprar um produto que já recebeu uma atualização, mas possui um preço reduzido em relação ao novo modelo?
  • A redução de custo sofrida pelas opções na tabela foi justa?

--

Importante!

Neste espaço, vamos esclarecer alguns pontos importantes que foram levados em consideração na hora da construção da tabela e que precisam ser analisados para evitar discussões a respeito dos dados apresentados:

  • Sempre optamos pelas versões mais simples dos modelos incluídos na tabela, considerando a menor capacidade de armazenamento interno, ausência de recursos extras e outros detalhes que podem encarecer o preço do produto;
  • Os preços de smartphones e tablets são os praticados por varejistas online e não oferecem vínculo com operadoras de telefonia móvel;
  • Por causa da flutuação do valor das moedas estrangeiras, especialmente o dólar, foi considerada um taxa de conversão fixa para todos os aparelhos;
  • Os valores convertidos para o real (R$) são números aproximados;
  • A coluna de custo dos aparelhos atualmente no mercado brasileiro considerou a opção que oferecia o menor preço (à vista com boleto ou débito online, geralmente). Portanto, esses valores podem variar dependendo da forma de pagamento escolhida;
  • Os custos exibidos eram os valores vigentes no momento da construção da tabela. É perfeitamente possível encontrar números diferentes dos apresentados;
  • A análise correta a ser feita é comparar a evolução do preço para um único dispositivo e não dele com outros modelos. As tabelas contêm produtos de gerações diferentes, lançados em anos também distintos. Portanto, pode não fazer sentido comparar o preço de aparelhos que foram entregues ao mercado em épocas distantes.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.