Conheça os verdadeiros poderes do Homem-Morcego

5 min de leitura
Imagem de: Conheça os verdadeiros poderes do Homem-Morcego

Por mais que você não seja um aficionado por histórias em quadrinhos, você certamente saberia reconhecer o símbolo do morcego que se projeta no céu e o vigilante mascarado que a ele responde. Afinal, como não saber quem é o Batman, um dos super-heróis mais populares da nona arte?

Os motivos que o tornam tão querido pelos fãs são diversos. Alguns dizem ser sua história dramática, enquanto outros apostam em sua galeria de grandes vilões, como o Coringa e a Mulher-Gato. No entanto, todos concordam que um dos principais pontos que tornam o Homem-Morcego tão adorado é seu pé na realidade.

Enquanto outros personagens se aproveitam de poderes vindos de aranhas radioativas ou de uma origem alienígena, Bruce Wayne não usa nada além de seu intelecto e força física. Isso, aliado a senso rígido de justiça e a alguns milhares de dólares, faz com que tenhamos um herói que, guardada as devidas proporções, poderia muito bem existir fora das páginas dos quadrinhos.

Mas você sabe exatamente como é que o Batman consegue derrotar inimigos tão poderosos utilizando apenas tecnologia, inteligência e aquela ajudinha básica do roteirista? Pois decidimos revelar quais os segredos que Bruce Wayne esconde sob o manto do morcego e mostrar os verdadeiros “poderes” do Cavaleiro das Trevas.

Capuz

Mais do que simplesmente ocultar a identidade de um milionário excêntrico que se veste de morcego todas as noites, o capuz usado por Batman possui outras finalidade muito interessantes. A primeira é ajudá-lo na comunicação com seus parceiros, seja a Oráculo ou a Liga da Justiça, a partir de um comunicador localizado na parte interna da vestimenta, na altura de seus ouvidos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Warner Bros.)

Esse dispositivo funciona a partir de uma frequência de rádio captada por um pequeno sensor posicionado na ponta de seu chifre, que funciona como uma espécie de antena. Juntamente com ele, há um microfone que aprimora sua audição e que, em algumas situações, pode funcionar como um sonar.

Seus olhos também contam com uma ajuda extra. Em vários momentos de sua historiografia, Wayne utilizou lentes especiais no capuz para fazer com que sua visão fosse além do alcance. Seja com visão noturna, com o sonar magnético de “Batman: O Cavaleiro das Trevas” ou com a realidade aumentada para atividade forense do game Arkham Asylum, o Homem-Morcego sempre tem um truque reservado para melhorar seu sentido.

(Fonte da imagem: Divulgação/Warner Bros.)

Mas como tudo isso se mantém inteiro em meio à pancadaria? Em várias histórias, os roteiristas explicam que sua máscara é feita de uma fibra especial que absorve o impacto dos combates, não danificando os equipamentos eletrônicos instalados.

Uniforme

Eis a parte mais polêmica de todo o bat-traje. Isso porque o personagem alterou seu uniforme diversas vezes ao longo de seus mais de 70 anos de existência, o que significa que características foram adicionadas e removidas à medida que um novo roteirista passava por suas histórias.

É por isso que optamos pela recente adaptação cinematográfica, em que o diretor Christopher Nolan mostra que, para enfrentar criminosos barras-pesadas como os existentes em Gotham City, nada mais justo que utilizar uma combinação de placas Kevlar com uma cota de malha com fibra de titânio. Isso significa que, apesar de um pouco pesado, o herói tem a resistência necessária com a mobilidade exigida para distribuir socos e chutes — além de conseguir fazer baliza no Batmóvel quando for preciso.

Luvas, botas e capa

Eis dois acessórios que, à primeira vista, parecem detalhes meramente estéticos. Por que usar uma capa se não voa ou uma luva se ele não faz nada além de socar palhaços e pinguins? A resposta é bem mais óbvia do que parece.

(Fonte da imagem: Divulgação/Warner Bros.)

Como os últimos filmes nos explicaram, a icônica capa também ajuda o herói a planar pelos céus de Gotham, criando uma entrada em cena muito mais assustadora e impactante no caso de você ser um bandido. Para isso, o tecido utilizado nas “asas” utiliza uma propriedade especial que faz com que elas se enrijeçam ao receber um impulso elétrico originado das luvas do personagem.

Além disso, suas mãos também guardam outros acessórios muito úteis, como um pequeno computador de pulso — um super-smartphone, se preferir — que permite que ele acesse dados da Bat-caverna, além de controlar seu carro remotamente.

Por fim, temos suas botas. Embora pareçam ser apenas um calçado normal, elas também têm seus segredos — afinal, estamos falando do Batman! Elas são revestidas de ferro em determinadas partes, oferecendo mais potência aos seus chutes. Há também um dispositivo em seu calcanhar que emite sons em frequências altíssimas e atraem morcegos onde quer que o herói esteja — o que é uma ajuda e tanto na hora de atordoar o inimigo.

Cinto de utilidades

O mais famoso acessório do Homem-Morcego é também seu maior segredo. Ao longo da famigerada série dos anos 60, o herói tirava todo tipo de equipamento de seu famigerado cinto de utilidades, indo desde cartões de crédito a sprays contra tubarões. Quem não se lembra da icônica pergunta: “Batman, de onde foi que você tirou esse escudo”?

Porém, ao contrário do que muita gente imagina, não há nenhum mistério que faça tudo quanto é tipo de artimanha caber em torno da cintura de Bruce Wayne. O grande ponto é que o herói sabe se preparar muito bem antes de partir para a batalha, analisando os desafios que ele provavelmente enfrentará e quais bugigangas lhe serão úteis.

Em nossas pesquisas, levantamos mais de 40 equipamentos que Batman já usou em suas histórias, incluindo objetos bem particulares — como um anel de Kryptonita para o caso de um confronto com o Superman — e outros de uso mais corriqueiro. Entre seus principais acessórios, há uma vasta lista de bombas, kits de análise forense e investigação e os famosos bat-bumerangues.

(Fonte da imagem: Divulgação/Hot Toys)

Além disso, ele também possui uma arma especial que se prende ao cinto por meio de magnetismo. No entanto, como o herói se comprometeu a nunca matar um oponente, a pistola não é letal e possui várias finalidades de acordo com a situação, já que ela foi desenvolvida de modo que o Cavaleiro das Trevas pudesse adaptar sua utilização de acordo com sua necessidade.

Com isso, ela pode tanto arremessar cabos de aço para que o personagem escale prédios quanto disparar descargas elétricas ou granadas criogênicas para congelar seus inimigos. Como dito anteriormente, o Batman é conhecido exatamente por saber lidar com diferentes tipos de situações e lidar com elas com facilidade.

Um herói de muitas faces

É claro que o traje descrito aqui pode ser visto como o “pretinho básico” do Homem-Morcego, aquele com o qual ele sai todas as noites para vigiar Gotham. Contudo, para enfrentar vilões que vão desde um palhaço assassino como o Coringa a uma ameaça intergaláctica como Darkseid, Bruce Wayne precisa se valer muito de seus poderes: o intelecto avançado, o duro treinamento com a Liga das Sombras, o dinheiro praticamente infinito e, é claro, a sagrada ajuda dos roteiristas da DC Comics.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.