Como criar uma senha fácil e segura [infográfico]

1 min de leitura
Imagem de: Como criar uma senha fácil e segura [infográfico]

Mesmo com as constantes notícias sobre invasões de contas e ataques hackers a diversos sites – que incluem roubos de informações sigilosas –, ainda há uma grande gama de internautas que protegem seus perfis, emails e outros cadastros com senhas muito fáceis de serem quebradas. Palavras óbvias e sequências de números ainda são as mais utilizadas em todo o mundo.

Você já viu aqui mesmo no Tecmundo que utilizar senhas de fácil memorização (como “baixaki eh legal”) pode ser muito mais eficaz do que palavras-passe complexas como “j@4xD”. No infográfico que ilustra este artigo, trouxemos algumas dicas muito úteis de como fazer para criar uma senha simples, segura e que possa proteger suas contas com qualidade.

O que não fazer?

Lembre-se de que sua senha não pode ser óbvia. Caso ela seja, certamente você não será o único que conseguirá acessá-la. Esse tipo de código não sofre tanto com ataques de robôs programados para testar milhares de senhas por minuto, mas pode ser quebrado por pessoas mal-intencionadas que já conhecem as vítimas.

Sequências também não devem ser utilizadas, mas pelo motivo contrário ao mostrado acima. Outras pessoas dificilmente conseguirão decifrar uma senha como “zxcvbnm”, mas qualquer software programado para a quebra de códigos terá resultados em poucos minutos. Para você entender melhor, há três tipos principais de ataques hacker:

  • Força bruta (robôs que fazem combinações de letras);
  • Palavras comuns (utilizando apenas palavras reais);
  • Ataque de dicionário (envios de tentativas com até 500 mil palavras existentes nos dicionários).

Práticas recomendadas

Existe uma série de métodos para transformar senhas relativamente simples em algo muito complexo de ser quebrado. É sabido que unindo mais de uma palavra fica mais difícil que os softwares maliciosos consigam descobrir quais são os caracteres utilizados na palavra-passe. Por essa razão, é importante seguir alguns conselhos bem simples:

  • Troque letras por números;
  • Utilize caracteres especiais;
  • Alterne entre maiúsculas e minúsculas;
  • Crie frases com várias palavras;
  • Aplique espaços entre palavras;
  • Troque de senha com frequência;
  • Não divulgue sua senha para ninguém.

.....

Viu como é fácil criar senhas seguras e fáceis de serem lembradas? Aproveite as novas dicas do Tecmundo para deixar suas contas de email, redes sociais e jogos muito mais estáveis e nunca mais sofra com invasões de pessoas mal-intencionadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.