O que comprar com o dinheiro de um PlayStation Vita?

2 min de leitura
Imagem de: O que comprar com o dinheiro de um PlayStation Vita?

A espera está prestes acabar. O aguardado PlayStation Vita chega ao Brasil no próximo dia 29 de fevereiro, para a alegria de quem já não aguentava mais esperar para colocar as mãos no sucessor do PSP. Com apenas uma semana de diferença do lançamento norte-americano, o novo portátil estará disponível em todo a país pela “bagatela” de R$ 1.599.

Desnecessário dizer que o valor gerou muita polêmica, principalmente pelo fato de o preço nos Estados Unidos ser de apenas US$ 250 — três vezes mais barato do que está sendo cobrado nas lojas brasileiras. Os jogos também sofrem com essa “supervalorização” até mesmo na PSN, que está vendendo os primeiros games pelo dobro do preço internacional.

Mas será que o aparelho realmente vale tudo isso?

Por que tanta expectativa?

Motivos para ficar empolgado com o PlayStation Vita não faltam. Desde que foi anunciado, no início de 2011, o novo portátil da Sony se mostrou um produto diferente de todos os demais video games de bolso por trazer uma proposta mais hardcore do que o PSP e o Nintendo 3DS, por exemplo. Para muitos, trata-se de um PS3 em miniatura.

E boa parte desse encanto inicial se deu por conta do salto de qualidade dado em relação ao seu antecessor. Muitos dos jogos apresentados até o momento chamam a atenção pelos gráficos, como no caso de Uncharted: Golden Abyss. Tudo isso fica ainda melhor na tela OLED de 5 polegadas com suporte a múltiplos toques, o que, juntamente com o segundo analógico e o touchpad traseiro, amplia as possibilidades de jogabilidade.

Além disso, o portátil possui vários recursos sociais pré-instalados e compatibilidade com o PlayStation 3 em diversos aspectos. De acordo com a própria Sony, alguns games poderão ser jogados em ambas as plataformas — algo com que muita gente certamente já deve ter sonhado.

Nossas primeiras impressões

Como dito anteriormente, o grande destaque do PlayStation Vita é o seu grande desempenho, algo que já pudemos conferir em outras oportunidades. No caso da Brasil Game Show, por exemplo, o portátil realmente impressionou ao trazer games como Uncharted e ModNation Racers — ambos originados no PS3 — com uma experiência diferenciada à palma da sua mão. Porém, ao mesmo tempo, o visual faz com que você se sinta familiarizado com aquelas imagens.

Começo complicado

Apesar da expectativa, os números iniciais do PlayStation Vita no Japão não são tão animadores. As diversas notícias e dados divulgados desde que o console chegou às lojas nipônicas, no final de dezembro, mostram que a Sony terá alguns desafios a serem vencidos no Ocidente a partir do dia 22, data em que o portátil finalmente estará disponível  para a região.

Entre as principais barreiras está o preço, além da falta de títulos significativos e a eterna batalha contra os smartphones, que vêm conquistando um número cada vez maior de jogadores principalmente pela oferta de jogos baratos.

Design: Saito Takeuchi

Colaboração: Renan Hamann

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.