Para que serve cada componente da placa-mãe [infográfico]

2 min de leitura
Imagem de: Para que serve cada componente da placa-mãe [infográfico]

Quando queremos montar uma nova máquina, é comum que pensemos apenas em processador, memória e placa de vídeo, mas você já viu como é um computador por dentro? O sistema é complexo e o número de componentes que fazem parte dele é muito maior do que imaginamos.

E se nós abríssemos seu computador e desmontássemos tudo, você saberia montar de volta? Preparamos este infográfico para que você possa responder “sim” na próxima vez que alguém lhe fizer essa pergunta. Então se prepare para conhecer um pouco mais sobre os principais componentes da placa-mãe.

Soquete e slots de memória

É fato, os principais recursos de um computador são processador (clique aqui para saber tudo sobre eles) e memória RAM. Por isso, é de suma importância que sua placa-mãe possua componentes adequados para alocar boas peças. O soquete de processador precisa ser compatível com seu chip, pois de outro modo não há encaixe ou funcionamento das peças.

(Fonte da imagem: Divulgação/Asus)

Quando falamos de memória RAM, precisamos tomar alguns cuidados a mais. Nos processadores e soquetes a incompatibilidade é visível (por questões físicas), mas em pentes de memória não. Lembre-se sempre de comprar pentes com a mesma frequência e tensão elétrica (sempre respeitando as limitações da placa-mãe), assim você pode aproveitar o máximo dos recursos.

Slots de expansão

Atualmente, a maior parte das placas-mãe oferece slots de expansão PCI-Express (os padrões principais já foram PCI, PCI-x, AGP e muitos outros que podem ser vistos aqui). É a partir deles que você pode adicionar memória e processamento gráfico, funções de áudio, rede e muitas outras.

Há vários tipos de PCI-Express, cada um sendo correspondente a alguns tipos de necessidades. Por exemplo: placas de vídeo que exigem mais largura de banda de memória utilizam slots PCI-Express x16 (com mais pinos), já placas de captura de TV, que são mais modestas, podem ser conectadas a slots PCI-Express X1 (com menos pinos).

Unidades de disco

De nada adianta um computador sem espaço para armazenamento. Por isso, os conectores SATA e PATA (também conhecido como IDE) são tão importantes. Atualmente, a grande maioria dos HDs e SSDs é criada com conexões SATA, que permite muito mais rapidez nas transferências de arquivos.

Outros dispositivos que são ligados a estas mesmas conexões são as unidades de disco removível. Isso inclui leitores e gravadores de CDs, DVDs e Blu-rays. Há placas-mãe com conectores eSATA (externo), que permitem maior desempenho do que USBs na utilização de HDs externos, por exemplo.

Conectores de energia

Qual é o principal combustível de um computador? Acertou quem respondeu “energia elétrica”. Por isso, a fonte precisa enviar eletricidade para a placa-mãe, que vai distribuí-la pelos componentes da máquina. Há vários conectores espalhados pela placa, o que possibilita uma melhor distribuição e maior desempenho.

(Fonte da imagem: Divulgação/ECS)

Chipset

Conjunto de chips que realiza a comunicação entre o processador e os demais componentes do computador. Na maioria das placas-mãe, eles concentram as funções das placas de rede, de som, portas USB e outros dispositivos onboard. A grande maioria dos notebooks, por exemplo, utiliza chipsets também para controle de funções de vídeo.

Painéis frontal e traseiro

As portas externas são vistas aqui. A placa-mãe geralmente já vem com os conectores traseiros (saída de áudio, vídeo, USBs e todos os outros periféricos) acoplados, mas os painéis frontais (áudio e USB) precisam de ativação. Para isso, é necessário instalar pequenas placas de conexão.

.....

Agora você está pronto para identificar os principais componentes que estão na sua placa-mãe. Com esse conhecimento, fica mais fácil saber onde ligar seus pentes de memória ou sua nova placa de vídeo.

Infográfico por: Bruna Fujie

Texto com colaboração de: Fábio Jordão

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.