Os diferentes tipos de computadores existentes [infográfico]

3 min de leitura
Imagem de: Os diferentes tipos de computadores existentes [infográfico]

Hoje em dia, os tipos de computadores mais utilizados são desktops (aquele computador de mesa) e notebooks. Mas há muitas pessoas que não sabem que, além desses exemplos, há uma grande gama de tipos diferentes. Neste artigo, vamos mostrar quais são os doze mais necessários da atualidade.

Prepare-se para conhecer novos modelos e também para rever alguns conceitos sobre outros que já são parte da cultura da informática. Será que você já conhece todos? Veja abaixo um pouco mais sobre os tipos de máquinas que foram mostrados em nosso infográfico.

Sobre a mesa

Descendente dos computadores de válvulas, os atuais desktops são os mais utilizados em todo o mundo. Possibilitando uma imensa gama de configurações, esses computadores podem ser utilizados para diversos fins, desde o acesso às páginas da internet até a execução dos jogos mais pesados (com gráficos de última geração e histórias muito complexas). Confira agora outros tipos de computadores de mesa:

  • Tudo em um: agrega todas as peças de uma máquina em uma única estrutura. Economizando espaço, apenas mouses e teclados ficam separados da base principal.
  • Nettop: são, muitas vezes, utilizados como centrais de mídia. Quando montados com boa capacidade gráfica, podem ser ligados a televisores de alta definição para oferecer ótimos resultados na exibição de filmes.
  • Servidor: precisam ser montados em gabinetes especiais, com suporte para o armazenamento de vários discos rígidos e placas-mãe maiores do que as habituais (para processadores montados especialmente para esse fim).

A era dos portáteis

A informática, como um todo, está se popularizando. Boa parte disso se deve às quedas nos preços dos aparelhos, que já chegaram a custar mais do que carros. No segmento de portáteis, a história está se repetindo, pois os valores cobrados por eles também estão sendo reduzidos. E você sabe quais são os principais tipos de computadores portáteis?

  • Notebooks, ou laptops, são os mais comuns. Versáteis, podem ser adaptados a diferentes perfis de utilização (até mesmo quando se trata dos usuários mais exigentes) e são os mais recomendados para quem precisa ter portabilidade e desempenho em um único aparelho eletrônico.
  • Booktop: notebooks comuns que, ao serem conectados a docking stations, têm a capacidade gráfica aumentada e podem ainda ser utilizados como desktops.
  • Netbooks: menores do que notebooks (raramente passam das 10 polegadas), costumam apresentar configurações mais modestas.
  • Tablets: são mais portáteis do que netbooks. Apesar de alguns modelos oferecerem teclados físicos, são geralmente controladas por comandos na tela.
  • PDA: os primeiros computadores portáteis podem ser também considerados como os pais dos smartphones. Palmtops são os principais representantes da categoria.

Grandes máquinas

Computadores comuns não são o suficiente para cálculos que exigem rapidez e precisão extrema. Por essa razão, grandes máquinas com milhares de processadores e quantidades quase infinitas de memória são montadas em ambientes restritos e com muita refrigeração.

  • Supercomputador: responsáveis por cálculos supervelozes, são muito utilizados por universidades e centros de pesquisas. Há menos de mil montados no mundo.
  • Mainframe: processam muitas informações ao mesmo tempo, mas não são tão poderosos quanto supercomputadores. São recomendados para empresas e centrais de dados.

Uma tomada e pronto

Existe ainda um tipo de computador que é pouco difundido, mas que pode ser bastante útil para gerenciamento de redes em ambientes domésticos e pequenas empresas. Trata-se do Plug Computer, que demanda apenas uma conexão direta à tomada e alguns cabos de rede para ser ligado ao roteador.

Acessado remotamente (pois a maioria não oferece saída de vídeo), roda distribuições LINUX para ceder dados e autorizações aos outros computadores da rede. Pela limitada capacidade de armazenamento, não funciona como um servidor mais robusto.

.....

Certamente ainda há uma série de tipos de computadores que vão ser desenvolvidos pelas grandes empresas e também por entusiastas independentes. Você já conhecia os 12 tipos de computadores apresentados aqui? Acha que faltou algum modelo?

Com informações de: Roberto Hammerschmidt

Infográfico por: Diogo Saito Takeuchi

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.