Os doces do Android [infográfico]

Conheça todas as versões do sistema operacional mobile da Google, que completa 3 anos neste final de semana.
  • Visualizações78.609 visualizações
Por Wikerson Landim em 23 de Setembro de 2011

Há exatos três anos, o mercado de smartphones ganhava um novo sistema operacional. Em 23 de setembro de 2008, a Google liberava para o público a primeira versão do Android. Até então, não se imaginava que em tão pouco tempo o SO viria a se tornar líder de mercado.

Desde então foram lançadas oito versões, com média de uma a cada quatro meses. A nona versão ainda não tem data definida para chegar aos consumidores, mas especula-se que ainda em 2011 os usuários sejam contemplados com o Android Ice Cream Sandwich.

Novidades? Te dou um doce!

Muitos usuários podem não ter percebido, mas uma tradição adotada pela Google, a partir do lançamento da terceira versão do sistema operacional, é a de batizar o software com o nome de um doce. A ideia surgiu em abril de 2009, com o lançamento do Android 1.5. O software foi batizado de cupcake.

A letra “C”, inicial do doce, é também a terceira do alfabeto. A ordem foi mantida e, desde então, todas as versões posteriores do SO ganharam nomes de doces: donut, eclair, froyo, gingerbread e honeycomb.

A próxima versão, possivelmente a ser lançada em 2011, será chamada de Ice Cream Sandwich. A décima versão do SO, sem data definida para chegar ao mercado, também já tem nome de batismo: Jelly Beans.

Outra curiosidade interessante: a cada nova versão lançada, a Google encomenda uma estátua, no formato do doce em questão. Todas as obras de arte podem ser visitadas na sede da empresa, em Mountain View, nos Estados Unidos.

O infográfico acima mostra a evolução das versões do Android, relatando quais foram as novidades apresentadas de uma atualização para outra. Basta clicar sobre as imagens dos doces, na vitrine do balcão, para conferir mais informações sobre cada uma das evoluções do SO.

Design e animação: Lanna Solci.

Ilustrações: Nick Mancini.

Colaboração: Paulo Guilherme.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!





Shopping Tecmundo