Manutenção de PCs: reconhecendo qualquer peça [infográfico]

1 min de leitura
Imagem de: Manutenção de PCs: reconhecendo qualquer peça [infográfico]

Design e interatividade por Diogo Saito

Descrições e legendas por Felipe Arruda e Renan Hamann

Tempo atrás, o Tecmundo publicou um artigo com as imagens de diversos componentes que podem ser encontrados em computadores. Com ele ficava mais fácil descobrir como se parecia determinado soquete ou conector, por exemplo. E já que tivemos muitos feedbacks positivos a respeito daquele JPG enorme, resolvemos modernizá-lo e transformá-lo em um infográfico.

A principal vantagem desta nova versão é o fato de que o usuário pode não só navegar pelos itens e seções da relação de componentes, mas também pesquisar aquela peça específica por meio do campo de buscas.

Outra novidade é que aproveitamos essa reestruturação do material para adicionar novos componentes que não constam na versão antiga, além de adicionar uma pequena descrição para cada item, tornando a navegação mais informativa. Entre os novos componentes, estão o conector Thunderbolt, presente nos computadores e monitores novos da Apple, e os cartões de memória Eye-Fi, que já analisamos por aqui.

Dividir para conquistar

Para tornar tudo mais fácil, classificamos os itens em cinco seções principais:

Memória e Armazenamento

Nesta categoria, estão os diferentes tipos de memória RAM, desde as mais antigas, como a DIP, até as mais atuais, caso da DDR4, que ainda não está sendo comercializada. Também incluímos os principais modelos de discos rígidos ATA e SCSI e terminamos a lista com os nossos SSD. Outros componentes que costumam causar dúvida e que estão presentes nesta categoria são os diversos formatos de cartões de memória.

Soquetes

Nesta seção, encontram-se os principais soquetes utilizados tanto em estações desktop quanto em notebooks, divididos de acordo com o fabricante.

Conectores

Esta é uma das maiores categorias do infográfico. Nela você encontra diferentes portas e conectores externos, como entradas de áudio, vídeo e de periféricos. Também incluímos os diferentes conectores de energia, que vão desde o Molex até os já extintos Berg, usados em drives de disquete. Nesta seção, você também encontra diversos cabos conversores, usados para transformar uma saída em outra.

Placas de expansão

Não sabe como se parece uma placa PCI? Ou como diferenciar os diferentes tipos de placas AGP? Pois, então, basta navegar nesta categoria.

Slots de expansão

Para terminar, esta seção mostra os diferentes slots em que são conectadas as placas de expansão. Confira!

...

Se você sentiu falta de algum componente ou possui uma imagem melhor do que a escolhida, avise-nos nos comentários! A ideia é tornarmos este banco de dados sempre bem atualizado e abrangente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.