Tecnologias de inverno [infográfico]

3 min de leitura
Imagem de: Tecnologias de inverno [infográfico]

Os brasileiros estão enfrentando um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos. Há alguns estados que já estão curtindo algumas madrugadas e manhãs cheias de neve. Mas às vezes parece que não basta apenas colocar algumas blusas e se enrolar no cobertor para lutar contra o frio. O que fazer nessas ocasiões? É aí que entram as tecnologias de inverno.

Criadas para aquecer os lares e também os usuários, essas tecnologias chegam aos poucos no Brasil e em alguns anos já devem estar todas disponíveis a preços mais acessíveis. Você gostaria de saber um pouco mais sobre as principais formas de aquecer os invernos ao redor do mundo? Então fique ligado neste artigo.

Sistemas de calefação

Se você conhece alguém que já passou alguns meses em países frios, já deve ter ouvido reclamações referentes às “saudades da calefação”. Não é para menos, afinal, esse tipo de tecnologia é utilizada para manter os lares aquecidos em diversas nações e o faz com maestria.

(Fonte da imagem: MultiAquecimento)

Modos de calefação já são utilizados há vários séculos e todos seguem a mesma ideia básica: aquecer ambientes a partir de tubulações. Atualmente os principais tipos de calefação utilizados são a gás e a óleo. A partir de centrais (geralmente em porões), o calor é distribuído por toda a casa e, dessa forma, evitam-se crises de hipotermia.

Há também um modo mais moderno de aquecimento que é destinado aos pisos e funciona de maneira elétrica. A calefação de piso (como o Hotfloor) utiliza indutores elétricos abaixo do piso e, assim, mantém os ambientes sempre aquecidos. Segundo algumas empresas especializadas, esse tipo de técnica é menos nociva à saúde porque dispensa poluentes e não resseca o ar.

Itens elétricos

Uma das principais fontes de calor na sociedade brasileira é a eletricidade. Chuveiros e aquecedores são os principais itens nessa lista. As novas tecnologias de inverno contam muito com a energia elétrica para aquecer os lares, como é o caso das lareiras elétricas. Esses itens utilizam resistências em formas de serpentinas para gerar calor. O melhor  de tudo é que não há fumaça ou lenha.

(Fonte da imagem: Electric Fireplaces Direct)

Para os quartos, o mais recomendado são cobertores e lençóis ligados às tomadas. Geralmente com fiações de carbono, eles oferecem controles de temperatura para que os proprietários possam regular o mecanismo de acordo com o frio que estão sentindo no momento. Os produtos atuais são criados com isolamento "blindado" para evitar acidentes.

Banheiros não ficam de fora das tecnologias de inverno. Para manter as toalhas sempre secas e aquecidas existem os "toalheiros térmicos", criados com material blindado para evitar que a umidade possa causar problemas nos circuitos elétricos do aparelho.

Também é possível amenizar o frio em momentos mais íntimos, com os vasos sanitários térmicos, que garantem menos sustos para os usuários do banheiro. No assento, fica uma quantia de água que é aquecida por uma resistência para manter a temperatura agradável em certos momentos.

USB também presente

Gadgets que não acabam mais. Que tal aquecer as mãos com luvas confortáveis? Melhor ainda se elas forem aquecidas. Isso é possível graças à energia elétrica que é transmitida por cabos USB. Na mesma linha, ainda existem as pantufas USB, que são perfeitas para acabar com o sofrimento dos pés gelados. Mas se o seu problema é o café que não para quentinho, a sua porta USB será fonte de calor para as canecas USB.

(Fonte da imagem: Deal Extreme)

Até no telhado

Apesar de o inverno ser a estação mais fria do ano, é nesse período que o sol mais aparece. Por isso, há muitas pessoas que aproveitam a ocasião para utilizar os painéis de captação de energia solar para aquecer a água que será utilizada para banhos e lavagens de louças. Esse tipo de atitude garante uma boa economia no final do mês.

Outra tecnologia de inverno ainda não pode ser vista no Brasil, mas sim em países com grande incidência de neve. Para evitar acúmulo de gelo sobre as casas (e seus consequentes danos às estruturas), elas são construídas com telhados mais inclinados. Dessa maneira, a neve desliza para o chão e garante a segurança dos moradores.

.....

O que você achou dessas incríveis tecnologias criadas para aquecer os lares de todo o planeta? Será que algum dia nós poderemos encontrar todas elas nas casas brasileiras? Aproveite o espaço dos comentários para dizer também qual é a sua favorita.

Infográfico por Diogo Saito Takeushi

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.