O que um nerd de verdade carrega em sua mochila? [infográfico]

5 min de leitura
Imagem de: O que um nerd de verdade carrega em sua mochila? [infográfico]

Ilustração: Nick Mancini

Design e interação: Tim Trauer

No próximo dia 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd. O estilo de vida que nos anos 80 e final dos anos 90 era considerado “fora dos padrões” e motivo de chacota para a maioria das pessoas, acabou por se tornar, com o avanço tecnológico, motivo de orgulho e admiração por grande parte dos jovens.

A data foi escolhida numa referência ao escritor Douglas Adams, autor da cultuada saga “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Numa associação a um dos itens utilizados no livro, o dia 25 de maio inicialmente ficou conhecido como o “Dia da Toalha” e, posteriormente, foi adotado pelos nerds assumidos como uma data simbólica para comemorar o estilo de vida.

Ser nerd é uma questão de atitude. Contudo, não são apenas elas que identificam que aquele sujeito ali à sua frente pode fazer parte da mesma “tribo” que a sua. A maneira como se veste e, principalmente, os itens que ele carrega em sua mochila podem dizer ainda mais sobre o seu estilo de vida. Alguns itens são obrigatórios. Outros, são encontrados com menos frequência, mas ainda assim são fundamentais. Será que você sabe tudo o que existe na mochila de um nerd?

Toalha

Toalhas demarcando território na Campus Party Brasil 2011 (Fonte da imagem: Baixaki)

No livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, o escritor Douglas Adams afirma que você pode se esquecer de tudo quando sai de casa. Menos da sua toalha. A importância do objeto é tamanha que, graças a ele, o dia 25 de maio passou a ser considerado como o Dia do Orgulho Nerd.

O acessório, além de dizer algo sobre você, pode servir também para demarcar território. Na última Campus Party Brasil, por exemplo, as toalhas serviam com identificação das barracas. Ou seja, não importa onde você esteja, nerd de verdade sempre carrega uma toalhinha consigo.

Livro

(Fonte da imagem: Submarino)

Nerds são visto como pessoas inteligentes e não é por acaso. Eles estudam e leem muito. Por isso, é natural encontrar um deles com a cara enfiada em meio a algum livro. Obras marcantes não faltam, mas as relacionadas à ficção científica sempre estão entre as preferidas. Livros como “O Senhor dos Anéis”, “Harry Potter”, “As Crônicas de Nárnia” e “A Batalha do Apocalipse” também estão entre os mais cotados.

Nintendo DS

(Fonte da imagem: Nintendo)

Os video games também não poderiam ser esquecidos. Nerds adoram jogos. Por isso, nada melhor do que ter um portátil sempre à mão. Entre eles o preferido dos usuários é o Nintendo DS. Títulos como os da série Pokémon são quase que itens obrigatórios na sua biblioteca de jogos. E, acredite: sempre haverá outros nerds por perto dispostos a jogar em dupla – ou mesmo em quarteto – com você. Oportunidade imperdível para fazer novos amigos.

Smartphone

Se os smartphones são itens indispensáveis para qualquer usuário, imagine então para um nerd. Ter acesso às mais diversas redes sociais, emails, sites e, claro, ficar em contato com os amigos é fundamental e, por isso, não espere encontrar um nerd que não tenha um aparelho desses ou que não saiba manuseá-lo com perfeição.

iPod

(Fonte da imagem: Apple)

Música e podcasts. Para um nerd, ficar longe de qualquer um deles é impossível. Assim, nada melhor do que encher o iPod com dezenas de álbuns e ir para qualquer lugar com elas. É mais fácil você encontrar um nerd sem as chaves de casa do que sem o iPod. A música é prioridade máxima para muitos.

Headphone

Ouvir música, todos ouvem. Agora, ouvir música com um som de qualidade, respeitando as equalizações exatas e valorizando graves e agudos, já é coisa de nerd. Para que isso seja possível em qualquer lugar, nada melhor do que headphones potentes sincronizados via Bluetooth. Afinal, não importa o tamanho, mas sim a qualidade.

Tablet

(Fonte da imagem: Samsung)

A mais nova febre do mundo tecnológico, obviamente, já faz a cabeça dos nerds. Sempre antenados nas novidades, eles são os primeiros a comprar os seus. A praticidade faz com que, muitas vezes, ele até substitua os notebooks em viagens. Afinal, um bom nerd tem tanto um quanto outro sempre à mão.

Notebook

Um tablet pode não satisfazer todas as necessidades de um nerd. Por isso, manter sempre por perto um notebook, com compatibilidade para jogos de alto desempenho, é muito comum. Nada deixa um nerd mais feliz do que ver todos os seus gadgets conectados em qualquer lugar.

Pendrive e HD externo

Espaço, muito espaço em disco. Fazer downloads é uma regra do mundo dos nerds. Filmes, músicas, jogos e seriados, nada escapa à voracidade consumista desse perfil de usuário. Por isso, nada melhor do que garantir espaço em disco suficiente para baixar o que bem entender.

Carregador universal

(Fonte da imagem: C3 Tech)

Com tantos gadgets consumindo bateria a todo vapor, é fundamental manter seus respectivos carregadores sempre por perto. Para resolver esse problema, a melhor solução é contar com um carregador universal. Pequenos e práticos, eles substituem a maioria dos aparelhos de recarga, deixando mais espaço para colocar outras coisas na mochila.

Canivete suíço

Nem todas as tarefas podem ser resolvidas com um computador ou acessando a internet. Para tarefas práticas, a melhor alternativa ainda é contar com um bom e velho canivete suíço. Entretanto, para os nerds há modelos mais recentes que incluem pendrives e cartões de memória entre as ferramentas.

Camiseta

(Fonte da imagem: MumpsMania)

Ninguém anda com um crachá de nerd pendurado no peito. Porém, as camisetas estampadas dizem muito sobre a personalidade de quem as veste. Desenhos, frases de efeito, provocações e motivos alusivos a seriados, filmes e heróis são apenas algumas das possibilidades.

RPG/Cards

Outro item indispensável para muitos nerds são os cards e jogos de RPG. “Gurps”, “D&D” e “Vampire: The Masquerade”, “Magic” e “Pókemon” são apenas algumas das atrações que, provavelmente, você encontrará se revirar a mochila de um nerd.

Comics e mangás

(Fonte da imagem: Dc Comics)

Super-heróis das mais variadas espécies e histórias da cultura oriental. Comics e mangás estão diretamente ligados ao cotidiano de um nerd. Se ele não está com uma revista em mãos, certamente carrega algumas na mochila. Opções não faltam e, se você perguntar, é bem provável que ele saiba muitas das histórias de trás para frente.

Bottons

Não basta ter uma mochila cheia, é preciso identificá-la e personalizá-la à sua maneira. Nesse quesito, os bottons acabam se tornando verdadeiros cartões de identidade, referenciando tudo aquilo de que um nerd gosta.

Squeeze

As garrafinhas d’água não são mais exclusividade dos frequentadores de academia. Aqueles que nem de longe querem ver pesos e esteiras também carregam as suas bebidas. E, como não poderia ser diferente, as garrafinhas são mais um espaço para expressar o estilo de vida.

.....

Vale lembrar, que não é preciso ter todos os itens acima dentro da mochila para ser um nerd de verdade. Basta ter alguns deles ou mesmo ter a maioria dos itens em sua lista de desejos para demonstrar que você está no caminho certo.

Você se considera um verdadeiro nerd? Quais dos itens acima você carrega ou colocaria em sua mochila? Participe com seu comentário acrescentando novas sugestões à nossa lista.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.