Por que "TVs de LED" não existem?

5 min de leitura
Imagem de: Por que "TVs de LED" não existem?

Com cada vez mais opções na hora de escolher uma televisão, nada mais normal do que confundir as tecnologias que surgem a toda hora. Portanto, pedir por uma “TV de LED” é algo comum de se ouvir em lojas especializadas.

Porém esse tipo de construção não está exatamente correta. Para desmistificar a confusão e deixar as coisas mais claras, mostramos neste artigo como funciona a distinção entre LCD e LED, para que você faça bonito na hora de escolher sua nova televisão.

Faça-se a luz!

Telas LED de alta tecnologiaPara entender o funcionamento das telas de LCD, uma ótima opção é acessar este artigo, que mostra em detalhes como a tela se desenvolveu até os dias atuais. Mas para sanar a dúvida em relação ao LCD e LED, o que você precisa saber é que ambas funcionam através de luz.

Isso quer dizer que, para formar a imagem em uma tela de LCD, é necessário um feixe de luz que faça com que os pixels sejam controlados para mostrar determinada cor, formando assim inúmeras imagens na tela da televisão. As telas de LCD podem reproduzir atualmente 16,8 milhões de cores, somadas todas as combinações de cores de cada pixel.

A iluminação de telas LCD normais são feitas através de uma grande lâmpada fluorescente chamada CCFL ou Cold Cathode Fluorescent Lamp (lâmpada fluorescente de cátodo frio) em toda a extensão do painel de cristal líquido. Essa iluminação também é chamada de Backlight, ou seja, luz de fundo, devido a sua forma de iluminar a tela.

E o que a tecnologia LED tem a ver com isso?

Pois bem, agora que você entendeu como funciona o LCD, saiba que as chamadas “telas de LED” não são formadas por LEDs no lugar dos pixels, como muita gente imagina. Na realidade, as televisões com tecnologia LED possuem ainda a tela em LCD, porém o que muda é a forma na qual a iluminação é feita.

Esquema de iluminação por LEDs

As telas que possuem a tecnologia LED (Light-Emitting Diodes, ou diodos emissores de luz) são formadas por inúmeros e pequenos diodos emissores de luzes coloridas que iluminam cada parte da tela com uma qualidade maior, pois o feixe é determinado para cada local dela. O resultado são imagens mais estáveis e com maior brilho, além de mais contrastadas.

Isso quer dizer que, ao invés da luz branca que incidia sobre a superfície do cristal líquido, a tecnologia LED faz que milhares de pequenas luzes coloridas acendam de forma independente. Essa tecnologia é chamada de “luz em estado sólido”, pois seu funcionamento é diferente das lâmpadas fluorescentes comuns.

Como funciona um LED

Para você entender como essas pequenas luzes coloridas se formam e contribuem para uma maior qualidade de imagem, vale a pena explicar rapidamente como a tecnologia LED funciona.

O LED é o que já chamamos anteriormente de diodo semicondutor e possui um funcionamento relativamente simples, porém extremamente interessante. Diferente de outros componentes eletrônicos, ao receber energia, um LED consegue emitir luz ao invés de calor.

LED azul. Imagem de Christian Pelant

Antigamente, os LEDs só emitiam luzes coloridas caso possuíssem uma carcaça de cores diferentes, porém atualmente eles passaram a emitir luz em cores diferentes, mesmo possuindo um invólucro transparente. A emissão de diferentes cores se dá através do controle de alta precisão na corrente elétrica, decorrente de muitos estudos para a evolução da tecnologia.

Diferentes Backlights de LED

Apesar de se usar o termo genericamente, atualmente são utilizadas duas formas de organizar os backlights de LED: Edge-Lit (iluminação pelas “laterais”) e local dimming (redução local).

Na organização Edge-Lit, os LEDs são montados em faixas nas laterais da tela, fornecendo a luz para o centro, que então é redirecionada para a tela. Esse tipo de disposição traz telas muito mais finas do que o normal e menor consumo de energia se comparado com as telas de CCFL mais antigas.

Televisão de LED com tecnologia Edge-Lit

Já as telas de local dimming são aquelas que possuem lâmpadas de LED por inteiro na tela, em uma grade. Cada uma delas pode ser controlada individualmente, ficando acesas ou apagadas em cada local onde são necessárias.

Outra característica a se procurar nas televisões com tecnologia LED são as cores das luzes que iluminam a tela. O que significa que telas que são iluminadas por LEDs coloridos tendem a resultar em imagens mais contrastadas, precisas e definidas. Isso não quer dizer que televisões que se utilizam de LEDs brancos não sejam boas, porém não trazem imagens tão “realistas” quanto as primeiras.

Vantagens do LED

Luzes coloridas de LEDComo já dito, a tecnologia LED aumenta a qualidade das imagens, deixando-as mais nítidas, com maior brilho e melhor contraste, além de mais estáveis. Com isso, a televisão de LCD que desfruta desta tecnologia chega muito perto das televisões de plasma que se encontram por aí.

Outra vantagem está em assunto em voga no momento: a ecologia. A tela que utiliza LEDs traz uma economia de até 40% em seu consumo, além de ser fabricada com materiais que não agridem a natureza de forma tão violenta como as outras televisões.

Diferentemente das lançadas anteriormente, as telas que utilizam a tecnologia LED não contêm chumbo, mercúrio ou compostos orgânicos voláteis (COV). Isso quer dizer que, caso ocorra algum vazamento ou você precise se desfazer de uma televisão com tecnologia LED, o impacto ambiental será bem menor do que com televisões que utilizam materiais considerados mais “pesados”.

Televisões com tecnologia LED são mais leves e finasAinda outra grande vantagem das televisões com Backlight de LED está no tamanho. Principalmente com a configuração Edge-Lit, a televisão pode ficar com três a cinco centímetros de espessura, dependendo do tamanho do televisor adquirido.

Nos modelos que se utilizam da organização de lâmpadas local dimming, que necessariamente são mais espessas se comparadas com as de Edge-Lit, o ganho também é substancial, porém na qualidade de imagem.

Enquanto em outros modelos há um pouco de dispersão de luz causada pelo “vazamento” de luz, em televisões com local dimming o contraste chega do branco mais alvo ao preto de fato (e não cinza). Isso porque as luzes se acendem e se apagam individualmente, iluminando apenas aquilo que realmente importa na tela.

Apesar de mais robustas, as televisões que se utilizam desta forma de organização dos LEDs são mais caras e mais vantajosas em termos de cores (porém mais grossas do que as iluminadas nas laterais).

Qual a nomenclatura correta para “TVs de LED”?

Um dos muitos usos para luzes via LEDsA forma correta de chamar as “TVs de LED” seria chamá-las de “TVs de LCD com Backlight de LEDs”. Agora você já pode impressionar os vendedores que tentarem lhe vender uma televisão sem especificar o porquê do preço.

As vantagens das TVs que contam com LEDs são extremamente chamativas. Além disso, a tecnologia já está disponível a preços razoavelmente acessíveis para quem gosta de ficar por dentro do mais atual.

Obviamente, muito ainda se pesquisa quando se fala em televisões e tecnologias para alta definição. Telas com tecnologia OLED, SED, AMOLED e outras estão em fase de estudos e até contam com alguns representantes no mercado, porém com preços ainda salgados.

Portanto, na hora de trocar sua televisão “velha de guerra” por uma com tecnologia LED, tenha sempre essas informações em mente. Assim você pode fazer a melhor escolha, sem pagar menos ou mais por aquilo que foi especificado na propaganda.

Esperamos que este artigo tenha sanado algumas dúvidas sobre as televisões LED. Fique atento para novos artigos e não deixe de expressar sua opinião nos comentários logo abaixo!

Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.