Desktop personalizado: Vasco

6 min de leitura
Imagem de: Desktop personalizado: Vasco

Nosso portal inaugurou uma série de artigos para você deixar o computador com a cara do seu time do coração. Aos poucos teremos opções para todos os torcedores do nosso país, que tanto amam seus clubes.

Desta vez a equipe escolhida é o Club de Regatas Vasco da Gama, uma equipe que sem dúvida tem uma bela história para contar, desde sua criação em 1898. O Vascão ostenta com orgulho a marca da vitória traduzida não somente em títulos, mas no combate contra a discriminação e o preconceito das grandes elites.

Em homenagem a todos os torcedores do Vasco no Brasil e no mundo, criamos este artigo para você deixar a sua Área de Trabalho com as cores deste grande time. Conheça um pouco mais sobre sua história nas linhas abaixo:

Um sonho de quatro jovens

O ano era 1898 e o século XIX estava no fim. Nessa época, o Rio de Janeiro era a capital do Brasil e contava com cerca de meio milhão de habitantes. As atividades culturais pareciam ter maior destaque do que os esportes. As únicas grandes exceções eram o remo e o ciclismo.

Nos fins de semana a Guanabara era preenchida por apreciadores do remo e as pessoas adoravam ver as competições entre os primeiros clubes e seus atletas. Nessa época, quatro jovens - Henrique Ferreira Monteiro, Luís Antônio Rodrigues, José Alexandre d `Avelar Rodrigues e Manuel Teixeira de Souza Júnior – decidiram criar o seu próprio clube de regatas.

Remo na Guanabara.

No início os idealizadores se reuniam na casa de um deles, até que pelo número de adeptos passaram a se encontrar no Clube Recreativo Arcas Comercial. O grupo não era elitizado e buscava atletas que não tinham dinheiro para adentrar no ciclismo - outro grande esporte da época.

Finalmente chega o dia 21 de agosto de 1898. Em uma reunião no Clube Dramático Filhos de Talma, nasceu um dos gigantes do Rio de Janeiro, o Club de Regatas Vasco da Gama, que teve como o remo o seu esporte inaugural.

Futebol

O time de futebol do Vasco foi criado em 26 de novembro de 1915. Cerca de cinco meses depois, em três de maio de 1916, ocorreu sua estreia. Um detalhe importante é que no uniforme dos jogadores estava bordada a Cruz da Ordem de Cristo, que foi confundida com a Cruz de Malta por muitos.

Infelizmente o Vascão foi derrotado pelo seu rival nesta partida, o Paladino Futebol Clube, por uma goleada: 10 a 1 para os adversários. Adão Antônio Brandão foi o responsável pelo primeiro gol oficial da história do clube.

Primeira divisão

Logo em 1922 o Vasco venceu todos os quadros da série B e passou para a tão sonhada primeira divisão do futebol brasileiro. Na estreia do campeonato em 1923 os cruz-maltinos obtiveram uma atuação quase invicta e levaram o título com muitos méritos.

O segredo para o sucesso era o preparo físico do time, muito superior ao encontrado nas demais equipes. Os jogadores eram submetidos a corridas exaustivas e tinham preparo para dominar a partida, o que acontecia em geral no segundo tempo. Esse fator aliado ao desmerecimento dos adversários em relação ao Vasco fez com que o time fosse campeão logo em sua estreia na primeira divisão.

Time de 52.

Vitória contra o preconceito

Um time forte, unido e bem preparado, formado por pobres, operários, negros e poucas pessoas da elite. Entre os tantos adversários que o Vasco enfrentou em sua jornada, uma das maiores batalhas foi contra o preconceito dos grandes times da época, representados pela elite da sociedade carioca.

O Vasco sempre foi discriminado pelas outras equipes, em especial no começo de sua história. As grandes vitórias sobre os rivais incitavam a inveja e fizeram com que batalhas fora do campo fossem travadas. A AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Atléticos) chegou a obrigar o clube a demitir 12 de seus melhores jogadores para permanecer no campeonato.

Sem titubear, o Vasco recusou a proposta de maneira firme, mostrando que os argumentos propostos não condiziam com a opinião do clube sobre a origem de seus jogadores. Felizmente logo no ano seguinte o time foi novamente admitido ao campeonato.

Hino

O Vasco já teve três hinos oficiais. O último deles foi feito na década de 40 e enfatiza a criação do time e sua associação com Portugal. Também enfatiza as origens desportivas do clube, que veio do remo e do atletismo até se consagrar no futebol.

Confira abaixo o hino do clube em uma versão tocada pela banda Los Hermanos, com a participação de Paulinho da Viola nos vocais. Logo abaixo do vídeo está a letra do hino atual para você acompanhar.

Vamos todos cantar de coração
A cruz de malta é o teu pendão
Tens o nome do heroico português
Vasco da Gama, tua fama assim se fez

Tua imensa torcida é bem feliz
Norte-sul, norte-sul deste país
Tua estrela, na terra a brilhar
Ilumina o mar

No atletismo és um braço
No remo és imortal
No futebol és um traço
De união Brasil-Portugal

Vascão na rede!

É muito fácil encontrar sites, vídeos e notícias do Vascão pela internet. Ao usar qualquer mecanismo de pesquisa padrão você pode se manter totalmente atualizado com as novidades do clube. Confira abaixo alguns exemplos de sites totalmente dedicados aos cruz-maltinos.

                   

Mude a sua Área de Trabalho

Agora que você já conhece mais sobre o Club de Regatas Vasco da Gama, vamos modificar o seu computador para deixá-lo com a cara dele. Mudar as cores do Windows nesse sentido é muito fácil, visto que qualquer combinação alvinegra serve muito bem para o time.

Avisamos que este tutorial o ensinará a mudar o seu desktop passo a passo, portanto siga corretamente as indicações para obter um resultado final mais fiel.

Exemplo do XPize

XPize Darkside

Luna Element

Darkling

Concave VS

ProjectX 2 Vista Theme

Para o Vista

Uma boa maneira de deixar o Windows Vista com a cara do Vasco sem alterar o seu sistema operacional é mudar as cores das barras e janelas. Para isso, clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho e selecione a opção "Personalizar".

Em seguida escolha a opção "Cor e aparência da janela". Deixar um contraste de cores em preto e branco é bastante simples. Escolha a opção "Grafite", habilite a transparência e coloque a intensidade de cor no máximo. Combinado com os ícones e com um wallpaper, o visual fica show de bola. Você pode conferir diversas intensidades e deixar tudo mais fiel ao Vascão.

Deixe dessa forma.

Papel de parede

Agora que as cores do seu sistema operacional já estão em preto e branco, vamos encontrar um wallpaper com imagens do time. Logo abaixo separamos alguns sites com compilações de papéis de parede para você conferir. Obviamente, pesquisando pela internet por palavras-chave como “papel parede vasco wallpaper” é possível encontrar ainda mais resultados.

LINK1 - Clique aqui!

LINK2 - Clique aqui!

Protetor de tela

Infelizmente não há muitos protetores de tela disponíveis para o Vasco. Um dos poucos que encontramos pode ser baixado através deste link. Clique e instale rapidamente o pacote para conferir imagens do clube enquanto a tela do computador descansa.

Firefox Vascaíno

Com o Personas para o Firefox é possível modificar o visual do aplicativo. Depois de baixar e instalar o programa, confira o tema vascaíno para deixar o seu PC nos moldes alvinegros. Clique aqui e instale rapidamente o novo visual para o Firefox.

Respeito e amor pelo clube

O futebol é sem dúvida o esporte que mais mexe com o coração do brasileiro. Seja em casa ou no estádio, nada é tão emocionante quanto o gol da vitória, as jogadas de habilidade e a raça demonstrada em alguns lances.

Toda essa magia do esporte precisa ir ao estádio com os torcedores em forma de adoração, admiração e amor ao clube. A família toda – mulheres, idosos, crianças – tem o direito de ir aos jogos com o sentimento de segurança no coração, sem medo de violência e agressão. Portanto vamos colaborar para o bem estar de todos dentro dos estádios do nosso país. Assim a festa se torna mais bela e a alegria de torcer será propagada da melhor forma possível.

Atlético MineiroAtlético ParanaenseAvaíBarueriBotafogoCorinthiansCoritibaCruzeiroFlamengoFluminense
GoiásGrêmioInternacionalNáuticoPalmeirasSanto AndréSantosSão PauloSportVitória
Vasco

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.