Desktop personalizado: Palmeiras

5 min de leitura
Imagem de: Desktop personalizado: Palmeiras

O portal Baixaki inaugurou há algumas semanas uma nova série de artigos: desktops personalizados de times de futebol. O futebol é uma das grandes paixões do brasileiro e talvez uma das únicas opiniões que nós tupiniquins jamais deixamos de ter é a de que o nosso time é, sem dúvida, o melhor de todos.

O futebol faz parte da vida do povo brasileiro desde o final do século XIX, quando o pioneiro Charles Miller veio da Inglaterra trazendo a primeira bola para terras tupiniquins. Desde então, passados quase 115 anos, o futebol é tradição brasileira e nosso país é o maior campeão da Copa do Mundo.

Para contemplar uma das maiores torcidas do futebol brasileiro, a da Sociedade Esportiva Palmeiras (SP) o portal Baixaki põe no ar um artigo ensinando os palestrinos a personalizar a Área de Trabalho de seu computador, deixando-o com a cara do Verdão paulista. Então, vamos a um resumo da história deste que já foi chamado de Campeão do Século!

ATENÇÃO: Os links presentes neste artigo abrirão uma nova aba ou janela do seu navegador, além de direcionarem você para uma página de download externa ao Baixaki.

Palmeiras

Palmeiras
Palmeiras

De Palestra Itália a Palmeiras

Fundado por imigrantes italianos em 26 de agosto de 1914 sob o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália realizou a primeira partida oficial no dia 25 de janeiro de 1915 contra o Savóia, atual município de Votorantim e venceu por 2 a 0, com gols de Biano e Alegretti. Já nas duas primeiras décadas após a sua fundação o clube iniciou sua vasta coleção de títulos, porém, no início dos anos 1940, com o advento da Segunda Guerra Mundial, precisou mudar de nome.Cruz de Savóia - o primeiro escudo do Palestra Itália

O Brasil, então governado pelo gaúcho Getúlio Vargas, se posicionou ao lado dos Aliados (União Soviética, Estados Unidos e Reino Unido) no conflito, declarando guerra ao Eixo (Japão, Alemanha e Itália). Como era clara a referência à Itália, então governada pelo fascista Benito Mussolini, em 1942 o clube abandonou o nome “Palestra Itália” e passou a se chamar Palmeiras. Além disso, abandonou a cor vermelha e tornou-se apenas alviverde.

Apesar da mudança do nome, o clube nunca abandonou suas origens e constantemente faz homenagens às suas raízes italianas. Uniformes, comemorativos ou não, fazem alusão às três cores da bandeira italiana (verde, vermelho e branco) ou então à época em que o time se chamava Palestra Itália. Bom exemplo disso é o atual terceiro uniforme do Palmeiras, alviceleste e com a Cruz de Savóia (na imagem, o primeiro distintivo do clube) no peito.

O Palmeiras já foi casa de grandes jogadores e treinadores do futebol brasileiro e internacional: Ademir da Guia, Edmundo, Alex, Roberto Carlos, Luís Pereira, Djalma Santos, Djalminha, Galeano, Cafu, Mazzola, Leão, Marcos, Sérgio, Velloso, Arce, Evair, Valdívia, Felipão, Vanderlei Luxemburgo e tantos outros.

Hino

O hino do Palmeiras data de 1949 e foi composto pelo maestro, arranjador e compositor Antonio Sergi, um italiano naturalizado brasileiro que, além de músico, tinha como profissão a cardiologia. Sergi criou a música e também a letra do hino, porém, como fez nas poucas vezes em que compôs letras, o maestro utilizou o pseudônimo de Gennaro Rodrigues. Então, os autores do hino palmeirense, Antonio Sergi e Gennaro Rodrigues, são a mesma pessoa.

Depois da história, agora é hora de você ouvir esta bela canção. Porém, ao invés daquelas gravações tradicionais, selecionamos uma versão bastante especial para a massa alviverde: o goleiro Marcos, o meia chileno Valdívia e o atacante Edmundo, ídolos da história do Porco, soltam a voz e cantam a música de Antonio Sergi!

Quando surge o alviverde imponente
No gramado em que a luta o aguarda
Sabe bem o que vem pela frente
Que a dureza do prélio não tarda.

E o Palmeiras no ardor da partida
Transformando a lealdade em padrão
Sabe sempre levar de vencida
E mostrar que, de fato, é campeão.

Defesa que ninguém passa
Linha atacante de raça
Torcida que canta e vibra!

Defesa que ninguém passa
Linha atacante de raça
Torcida que canta e vibra

Por nosso alviverde inteiro
Que sabe ser brasileiro
Ostentando a sua fibra!

O Porco na Internet

Um torcedor apaixonado não se contenta em assistir gols e notícias de seu time em um único programa de esportes. Por que com a internet seria diferente? Assim, na melhor do navegar por vários sites para obter informações do verdão paulista. A “porcosfera” se inicia com o site oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras (clique para acessar) onde podem ser encontradas informações oficiais, notícias e material para download. Não deixe de seguir o Twitter oficial do clube: @sitepalmeiras. Além de tudo isso, nós reunimos mais algumas opções para os palestrinos. Confira!

Seu desktop com as cores do Verdão

Agora sim vamos à personalização! Para começar, nada melhor do que deixar sua Área de Trabalho alviverde. Para isso, nós temos um tema ideal: é o Tema do Palmeiras para Windows XP. Ele reformulará o já batido visual do XP e o deixará completamente palmeirense, inclusive, colocando o rival Corinthians na Lixeira!

Tema do Palmeiras para Windows XP (clique para acessar)

Além deste tema específico, que coloca também o escudo do Porco nas janelas do Windows, existem outros cuja cor predominante é o verde, o que também pode aprimorar o visual do seu computador, o que combinado com um bom papel de parede (veja opções logo abaixo), tornará seu desktop legitimamente palestrino.

Entre as opções estão: ChaNinja Style RC5, Construct, FrescoVS e Green XP. Infelizmente não existe nenhuma opção para Windows Vista, porém, este sistema operacional conta com uma vantagem interessante: você pode configurar seu esquema de cores para deixar a barra de ferramenta e as bordas das janelas verdes! Clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho, vá em Propriedades > Cor e Aparência da Janela e configurar as cores deste modo:

Altere as configurações de aparência no Vista para deixá-lo verdão!

Papéis de parede

Para deixar seu computador realmente com a cara do Palmeiras, papéis de parede não podem ficar de fora. Pesquisando na internet encontramos uma porção de opções diferentes para os apaixonados pelo Campeão do Século (clique para acessar a sessão de papéis de parede dos respectivos sites):

Site Oficial
Site do Palmeiras
Palmeiras Now
Periquito Verde

Firefox alviverde

Se o seu navegador é o Mozilla Firefox, é mais uma possibilidade de vestir seu PC todo de verde e branco. Junto da última versão do Firefox, surgiu uma novidade chamada Personas. São “roupas” para o navegador, criadas por usuários e com temáticas variadas.

Clique para acessar a página da persona do Palmeiras

O Verdão paulista não ficou de fora e já possui o seu e para usá-lo basta apenas baixar o complemento Personas for Firefox, acessar a página da persona clicando na imagem acima e então clicar novamente no botão “Wear this”.

Palmeiras

Este foi mais um desktop personalizado preparado pelo portal Baixaki.  Ressaltamos mais uma vez a importância de se torcer em paz, de se promover a paz nos estádios. A disputa deve ser dentro de campo e nas arquibancadas. Portanto, vá ao estádio, veja o seu time jogar, grita, aplauda, torça e sinta toda a emoção que somente uma bela partida de futebol pode trazer.

Mas jamais se esqueça de respeitar suas diferenças com a torcida adversária. Violência só gera violência e o Brasil já tem muitos problemas para que o povo desperdice sua energia brigando por causa de futebol. Futebol é uma paixão e é coisa séria sim, porém, torçam em paz pelo seu time do coração.

Abaixo você encontra links para os clubes que já foram contemplados com um artigo de desktop personalizado no Baixaki. Fique atento e não deixe de nos visitar, pois o seu time pode ser o próximo!

Atlético MineiroAtlético ParanaenseAvaíBarueriBotafogoCorinthiansCoritibaCruzeiroFlamengoFluminense
GoiásGrêmioInternacionalNáuticoPalmeirasSanto AndréSantosSão PauloSportVitória
Vasco

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.