O que são codecs?

5 min de leitura
Imagem de: O que são codecs?

Primeiramente, é útil saber a definição técnica dos Codecs. Eles são programas que codificam e decodificam arquivos de mídia, favorecendo compactação para armazenagem e descompactação para visualização.

Arquivos de Mídia

Ao usarmos algum arquivo de mídia, usa-se algum codec, mesmo sem saber. Todo arquivo com extensão MP3 ou AVI, por exemplo, foi feito com um codec. Atualmente, para tocar alguma música ou ver algum filme, precisa-se de um codec para leitura desses arquivos de mídia. Mas, por quê?

Ouvindo e assinstido arquvivos de midiaNo início da computação pessoal, os principais arquivos de mídia utilizados eram os áudios em WAV e em MIDI. Os WAV gravavam o som ambiente e faziam pequenos clipes. Os MIDI eram sintetizadores de som, pois usavam a placa de som do computador para replicar a música. O grande problema desses formatos era que os arquivos MIDI não eram a música, somente uma reprodução computadorizada qualquer (atualmente, a tecnologia dos sons MIDI é usada nos tons polifônicos dos celulares) e os WAV eram extremamente grandes.

O problema com os WAV

Mas, por que os arquivos WAV eram (e ainda são) muito grandes? Para entender isso, basta saber que o ouvido humano percebe somente uma faixa de som e não ouve todos os possíveis. Entretanto, o WAV consegue perceber e grava esses sons inaudíveis e transforma-os em informação  junto com os perceptíveis. Dessa forma, os arquivos de som WAV têm muita informação, desde a desnecessária até a que precisamos.

A maneira de resolver o excesso de informação foi desenvolver um programa que pegasse somente os trechos úteis dos arquivos WAV. Dessa forma o MP3 foio criado, ou seja, é  um arquivo de som compactado somente com as informações necessárias.

Começando com arquivos de vídeo

Assistindo a arquivos de vídeoTudo começou no final da década de 1980, com o projeto MPEG, o Moving Picture Experts Group, ou o Grupo de Especialistas em Imagens Animadas (ou filmes). Esse grupo desenvolveu um sistema de compactação de arquivos de filme para armazenagem e reprodução em computadores, sem excesso de tamanho ou peso. Imagine que em um filme de 800x600, tela cheia em alta resolução, existam 30 imagens diferentes por segundo e cada imagem é feita em média com uns 500.000 pontos. Cada ponto é um byte de informação, então, cada segundo de filme teria uns 15 MB de informação. Dessa forma, em um CD com capacidade para 700 MB caberiam somente 50 segundos de filme!

Esse grupo desenvolveu uma forma de codificar essas imagens do filme para que não ocupassem tanto espaço. Apesar de ter perdido um pouco da qualidade, o filme era reproduzível em qualquer computador, além de propiciar a observação em detalhes. Esses arquivos eram os  MPEGs, ou MPGs. O MP3 na verdade seria a terceira camada dos MPEGs, a camada de som (por isso se chama MP3). O formato MP4 seria uma quarta camada de MPEG, com vídeos em alta definição.

Simplificando ainda mais os Codecs

Imagine que você quer  enviar uma mensagem de texto via celular para alguém via SMS. Caso seja escrito com todas as letras, o texto vai ficar muito grande para caber no espaço de 100 caracteres permitidos na mensagem. Então, você e seu amigo resolvem criar um código: escrever somente consoantes e retirar as vogais, além de trocar outras coisinhas pré-combinadas. Como deixar em maiúscula as consoantes de palavras que comecem ou terminem com consoantes e em minúscula as consoantes de palavras que comecem ou terminem com vogais. Dessa forma, o texto ficaria bem menor e caberia no espaço do celular.

Mensagens simples via celularEntão o texto:

Infelizmente não poderei estar no horário combinado porque apareceu uma situação de emergência para resolver. Eu te ligo quando chegar em casa.

Ficaria assim, depois de passar pelo seu código:

nflzmnt Ñ Pdr stR N Hrr Cmbnd Pq prc 1 Stçõ D mrgnc P RslvR. T Lg Qd ChgR m Cs.

Decifrando códigosUm texto de 143 caracteres ficou somente com 80, portanto pode ser enviado para seu amigo! Com essa codificação, a mensagem ficou bem menor, mas passa o mesmo recado.

É claro que nem todo mundo consegue decifrar esse código se não souber como decodificar. Porém, você e seu amigo conseguem se comunicar.

Os codecs fazem exatamente isso que você acabou de fazer: eles codificam para simplificar e permitem decodificar para receber a mensagem depois!

Codecs servem para compactar arquivos de mídiaEntendendo como funciona

O codec é um pequeno programa para codificar e decodificar as informações de um arquivo de mídia. Ele codifica o formato original em um tamanho menor para armazenar e depois decodifica, transformando novamente em imagem e/ou som para que todos possam ver.

Por isso é preciso ter o codec instalado no seu computador para ver determinados arquivos de mídia. Um vídeo no formato AVI, por exemplo, pode ser compactado com diferentes codecs, como o XVID ou o DIVX. E para que o seu computador possa ler aquela informação,  é preciso ter aquele código para decodificar o filme e assisti-lo.

Principais codecs existentes

Atualmente, é utilizado um principal codec de áudio, o MP3. Além de alguns diferentes codecs de vídeo, como o XVID, o DIVX, o RMVB, o M4V, entre vários outros. Felizmente, existe o K-Lite Codec Pack, um grande pacote com todos esses principais codecs e muitos outros, todos reproduzíveis com o Media Player Classic. O importante é que com  o K-Lite Codec Pack instalado, dificilmente você encontrará algum formato de arquivo que exija algum codec que não esteja em seu computador.

Existem diferentes versões do K-Lite. Elas são:

K-Lite Mega Codec Pack: Com este pacote oferece a grande maioria dos codecs necessários  e ainda a vantagem de trazer o Media Player Classic pronto para usar.

K-Lite Codec Pack Full:  Traz todos os codecs que você vai precisar, sem o Media Player Classic.

Outros Pacotes Possíveis

Se você não está satisfeito com os pacotes do K-Lite Codec Pack, há outras opções de download no Baixaki. Algumas são:

Windows Essencials Codec Pack: Permite a decodificação de outros formatos de arquivo como APE de áudio e FLV de vídeo.

Real Alternative: Um pacote com codecs para assistir a arquivos em Real Media, como RMA de áudio e RMV e RMVB de vídeo.

Aproveitando os codecs para curtir arquivos de mídia

Concluindo

Agora você sabe o que são codecs e para que servem? Certamente, com este artigo suas dúvidas quanto aos Codecs diminuíram.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.