Como usar o Revo Uninstaller

4 min de leitura
Imagem de: Como usar o Revo Uninstaller

Quando nós desinstalamos programas de nosso computador, nem sempre todos os seus arquivos e pastas são removidos.

Estes resquícios acabam somente ocupando espaço em disco e muitas vezes você nem consegue lembrar onde estão para apagá-los manualmente.

Para resolver este problema existem diversos desinstaladores. Um dos mais populares é, sem dúvidas, o Revo Uninstaller. Com ele você poderá desinstalar programas de maneira simples ou eliminá-los completamente de sua máquina, sem deixar nenhum vestígio.

O Baixaki vai lhe ensinar agora a usar este ótimo programa, indispensável para quem quer desinstalar por completo qualquer programa de seu computador e deixá-lo funcionando corretamente, afinal ele também possui ferramentas para otimização do seu sistema. Sem mais delongas, mãos à obra.

DESINSTALADOR

Ao abrir o programa pela primeira vez, você terá na tela a exibição da guia Desinstalador. Como o próprio nome deixa claro, aqui é o lugar onde você retirará programas de seu computador.

Revo Uninstaller

Os programas são listados na tela, mas para encontrá-los você também pode usar a opção de pesquisa. Conforme você vai digitando, os resultados vão sendo filtrados.

Use a ferramenta de pesquisa para encontrar rapidamente o programa a ser desinstalado

Quando você encontrar o programa que deseja remover, dê um duplo clique sobre ele para iniciar o desinstalador. Uma janela aparecerá na tela com quatro opções diferentes de desinstalação. Escolha a que melhor lhe convier e pressione o botão Avançar.

Selecione um dos módulos de desinstalação

Neste tutorial ensinaremos o processo mais complexo de desinstalação, o modo Avançado. Este processo é feito em quatro passos. No primeiro será criado um ponto de restauração do sistema, no segundo será feita uma análise dos dados do aplicativo antes de desinstalá-lo, logo em seguida será executado o seu próprio desinstalador. Confirme a desinstalação normalmente e vá para o último passo.

Acompanhe a análise inicial e a desinstalação do programa

Depois desse processo, o Revo Uninstaller verificará o seu sistema atrás de sobras do programa que acabou de ser desinstalado. Finalizada esta análise, clique em Avançar.

Verificando informações de sobras

Na próxima tela, serão exibidos todos os itens que restaram à desinstalação. Tome cuidado para não apagar arquivos e/ou pastas úteis a outros programas. Certifique-se de que está apagando somente os arquivos presentes na pasta do programa desinstalado e clique em Excluir para apagá-los. Terminada esta etapa, clique em Avançar e sua desinstalação terá terminado.

Selecione os arquivos restantes a serem apagados

Módulo de Caça

A opção Módulo de Caça permite que você aponte com o mouse um ícone na Área de Trabalho (inclusive atalhos) e então elas sejam desinstaladas. Apenas clique sobre o símbolo em formato de mira em seu desktop e arraste-o até o ícone do programa a ser desinstalado.

Aponte a mira para o ícone do programa que deseja desinstalar

FERRAMENTAS

O Revo Uninstaller, como dito logo na chamada deste guia de uso, é um programa completo. Além de desinstalar arquivos, ele também possui recursos para melhorar o desempenho de seu computador e eles estão presentes na guia Ferramentas.

Existem dois grupos diferentes de ferramentas para melhorar o desempenho de seu PC: Otimização e Limpador de Rastros.

Otimização

Na guia Otimização, você encontrará três ferramentas: Gerenciador de Autoinicializações, Ferramentas do Windows e também o Limpador de Arquivos-Lixo.

O primeiro, Gerenciador de Autoinicializações é responsável por ativar e desativar a inicialização automática de programas em seu computador, bem como prestar informações acerca do programa. Para habilitar a inicialização automática, deixe marcada a caixa do programa.

Gerenciador de Autoinicialização

Clicando com o botão direito do mouse você terá acesso a outras opções como mais informações, acessar a pasta onde está o programa e também o próprio aplicativo.

Clique com o botão direito sobre os aplicativos para ter acesso a mais opções

O segundo, Ferramentas do Windows, reúne em uma única tela todas as ferramentas do seu sistema operacional, facilitando seu acesso direto. Clicando uma vez sobre qualquer ferramenta é possível obter informações sobre ele. Dê um duplo clique para acessá-lo.

Ferramentas do Windows

Por fim, o Limpador de Arquivos-Lixo é capaz de fazer uma varredura em seu sistema atrás de arquivos inúteis e lixos que só ocupam espaço em seu disco rígido. Remover estes arquivos contribuirá para ampliar o espaço livre em seu disco bem como para melhorar o desempenho do sistema.

Clique no botão verificar para que a pesquisa por estes arquivos citados acima se inicie. Depois de finalizada a pesquisa, é possível desmarcar alguns arquivos antes de clicar em Excluir para apagá-los.

Limpador de Arquivos-Lixo

Limpador de Rastros

Nesta guia existem cinco ferramentas para você limpar todos os vestígios de utilização do Windows, deixando-o mais ágil e evitando problemas subseqüentes. Lá você encontrará o Limpador de Navegadores, responsável por remover os históricos dos navegadores Internet Explorer, Firefox, Opera e Netscape. Escolha o que deseja limpar e clique em Executar.

Limpador de Navegadores

Outra ferramenta, o Limpador do MS Office, serve para limpar o histórico de arquivos recentes dos programas desta suíte. Selecione os históricos de quais programas deseja remover e então pressione em Limpar.

Limpador do MS Office

O Limpador do Windows é um recurso para remoção do histórico de utilização de ferramentas do Windows. Para utilizá-lo, apenas selecione quais os rastros que deseja apagar e então clique em Limpar.

Limpador do Windows

Em outra ferramenta de limpeza de rastros, chamada Remoção de Evidências, o Revo Uninstaller irá remover por definitivo arquivos que foram apagados da lixeira, mas que ainda permanecem em seu disco rígido. Este processo pode ser um pouco demorado.

Remoção de Evidências

A última ferramenta, Exclusão Irreversível faz exatamente o que seu nome já deixa bem claro: exclui arquivos de maneira definitiva. Insira arquivos e/ou pastas nos campos apropriados e clique em Excluir Permanentemente.

Exclusão Irreversível

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.