Como bloquear o uso da impressora utilizando senhas

1 min de leitura
Imagem de: Como bloquear o uso da impressora utilizando senhas

Quem tem problemas com uso não autorizado de uma impressora vai gostar deste tutorial. O Baixaki e o Tecmundo ensinam agora a proteger o dispositivo com senha, ou seja, só quem souber a “palavra mágica” é que vai poder enviar documentos para a impressão. É um processo simples e que pode ser realizado de duas maneiras.

Pré-requisito

O primeiro método é usando um programa extra, o PrintLock (clique para fazer o download de cerca de 1 MB - após clicar, você é redirecionado a uma página no MediaFire e deve clicar em "Click here to start download from MediaFire" para iniciar o download). Vale lembrar que esse aplicativo é gratuito somente para teste durante sete dias.

Faça você mesmo

Ao executar o PrintLock pela primeira vez, você acessa uma tela para a inserção de senhas:

PrintLock

A primeira (na parte de cima da janela) serve como senha de administração, ou seja, você vai usá-la para acessar o programa e modificar as senhas atuais. A segunda (na parte de baixo) é a senha da impressão, aquela que precisa ser inserida para liberar a impressão de um documento.

Senha de administração e para proteger a impressão

Após definir as palavras que protegerão a impressora de uso indevido, você clica em “OK” e recebe um aviso de confirmação na tela. A partir de então, sempre que uma impressão for solicitada, será preciso informar a senha definida por você.

Pronto

Proteção nativa do Windows

Uma alternativa gratuita ao PrintLock pode ser encontrada no próprio Windows. O sistema não permite o bloqueio específico do uso da impressora, contudo, é possível limitar o uso do equipamento à sua conta se ela (a conta) estiver protegida por senha.

No Menu Iniciar do Windows 7, procure por “Dispositivos e Impressoras”. Se você usa versões anteriores do Windows, vá ao Painel de Controle e encontre a opção “Impressoras e aparelhos de fax”.

Dispositivos e impressoras

Dê um duplo clique sobre a impressora a ser protegida e, na janela que se abriu, clique em “Impressora” e depois em “Propriedades”.

Impressora > Propriedades

Na guia “Segurança”, selecione a sua conta na seção “Nomes de grupo ou de usuário” e, mais abaixo, na seção “Permissão para Todos”, marque a caixa “Permitir” em todas as opções, tal qual indicado na imagem abaixo.

Permitir

Agora, selecione as demais contas e marque “Negar” em todas as opções. Faça isso para todas as contas existentes no computador e clique em “OK” para confirmar.

Negar

Depois disso, apenas a sua conta – que estará protegida com senha – será capaz de imprimir documentos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.