Conheça o Urbee, primeiro carro a ser fabricado com uma impressora 3D

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o Urbee, primeiro carro a ser fabricado com uma impressora 3D

Fonte: Urbee

A união da empresa Kor Ecologic com as impressoras 3D Stratsys resultou naquele que é considerado o primeiro carro do mundo montado com a nova tecnologia de fabricação de objetos. Com o objetivo de minimizar o peso e aumentar a aerodinâmica do projeto, toda a parte externa do veículo foi desenvolvido utilizando a tecnologia de impressão 3D. – o resultado é um veículo híbrido com visual futurista, batizado como Urbee.

Com pouco mais de um metro de altura, o carro tem proximidade do solo semelhante ao Ford GT-40. O resultado é uma aerodinâmica que garante mais desempenho para o veículo, permitindo obter uma maior velocidade máxima ao mesmo tempo em que economiza recursos para ativar suas funções.

Fonte: Winnipeg Free Press

O Urbee foi desenvolvido para gerar toda a energia que utiliza a partir de painéis solares e pequenos cata-ventos que produzem eletricidade a partir da movimentação do veículo – em caso de necessidade, a energia é produzida a partir de um pequeno reservatório de álcool. Segundo os desenvolvedores, o Urbee possui desempenho de 50 quilômetros por litro de álcool andando na cidade, dobrando esse valor para condições de estrada.

Peças feitas a partir da impressão 3D

O processo de fabricação do Urbee exige a utilização de uma impressora 3D, capaz de montar peças a partir de modelos tridimensionais criados através de um computador. Os objetos são feitos através da sobreposição de diversas lâminas de polímeros, que em seguida são colados por meio de um cartucho especial de cola e cortados em lugares específicos até conferir a forma final.

Em seguida, o resultado final é encaixado no chasis do carro, que tem aparência muito semelhante a de um kart de corrida comum. Segundo os fabricantes, atualmente a capacidade de produção do Urbee é de aproximadamente 3000 unidades anuais, com um preço que varia entre £18500 e £31000. Porém, caso a produção em massa seja iniciada, a previsão é que o preço caia para £6200. Caso esteja curioso, clique aqui para conhecer mais detalhes sobre o processo de impressão 3D.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.