Conheça o protótipo da mini-impressora robótica móvel

2 min de leitura
Imagem de: Conheça o protótipo da mini-impressora robótica móvel

(Fonte da imagem: Divulgação/Zuta Labs)

A Zuta Labs, companhia israelente que elaborou a Mini Mobile Robotic Printer (Mini-impressora Robótica Móvel), está por trás de um dos projetos mais ambiciosos do Kickstarter nos últimos tempos e parece querer revolucionar os artigos de escritório portáteis. Isso, porque, em vez de carregar um dispositivo horizontal que empurra a folha para fora, este pequeno aparelho imprime diretamente sobre papel enquanto desliza em cima dele.

O design em forma de seta facilita a posição da impressora sobre a página, fazendo com que você apenas tenha que se certificar de que ela começou a trabalhar na parte superior esquerda da folha. O processo funciona em qualquer tamanho de papel, mas, com uma folha A4, o protótipo consegue preencher tudo em menos de um minuto.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Em que consiste

A impressora é basicamente um robô que vaga livremente e que está ligado a aplicativos para Windows, Mac OSX, iOS, Android e Windows Phone. O dispositivo em si, mede 10 cm por 11.cm e pesa 300 gramas. Cada toner ou cartucho de tinta do aparelho imprime cerca de mil páginas, segundo seus criadores, enquanto sua bateria, dura pelo menos uma hora, podendo ser recarregada através de conexão USB. O protótipo, por enquanto, é apenas preto e branco, mas já há planos para tornar a versão final capaz de imprimir em cores.

“O protótipo no vídeo é maior e mais lento do que nós precisamos e é por isso que nós nos voltamos ao Kickstarter, assim podemos levantar dinheiro para encomendar peças menores e motores mais fortes que serão fabricados de acordo com nossas necessidades”, diz Tuvia Elbaum, um dos integrantes do time da Zuta Labs.

Projeções e possibilidades

A meta da proposta é levantar US$ 400 mil no financiamento Kickstarter para torná-la em realidade. O objetivo de alto valor, assim como a ameaça de que o dispositivo não seja preciso o bastante, são alguns dos obstáculos que a equipe terá que superar.

Ainda que impressoras não sejam bem o típico tipo de produto tecnológico que cause frenesi em ondas de fãs, se esse projeto vir à luz do dia, certamente vai se tornar um produto indispensável para pessoas que buscam realizar tarefas de impressão e sofram com falta de espaço, pouca praticidade e a irritação característica que marca a manutenção da maioria das impressoras convencionais.

Você pode ajudar a financiar a campanha acessando a página da proposta no Kickstarter. Quem doar a partir de US$ 180, receberá um exemplar em casa, mas será preciso paciência: a mini-impressora robótica não deve sair antes de janeiro de 2015.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.